AO VIVO
AO VIVO
Home TURISMO Geoparque Cânions do Sul recebeu a chancela da Unesco

Geoparque Cânions do Sul recebeu a chancela da Unesco

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, foi anunciado que o Geoparque Cânions do Sul se tornou um Geoparque Mundial da Unesco. A decisão pela chancela foi tomada durante a sexta reunião estatutária realizada online entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2021 pelo Conselho Global de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Conselho da Organização, formado por 50 observadores e representantes, avaliou 18 projetos encaminhados entre os anos de 2019 e 2020. Destes apenas oito foram aprovados, seis da Europa e dois do Brasil: o Geoparque Cânions do Sul e o Geoparque Seridó, do Rio Grande do Norte.

O Geoparque Cânions do Sul é formado por sete municípios, três do Rio Grande do Sul (Cambará do Sul, Mampituba e Torres) e quatro de Santa Catarina (Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul).

Os Geoparques Globais da UNESCO são áreas geográficas únicas e unificadas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Eles aplicam uma abordagem, combinando conservação com desenvolvimento sustentável e envolvendo as comunidades locais.

O Conselho de Geoparques Globais da UNESCO é responsável por avaliar as nomeações revalidadas e as novas nomeações do Geoparque Global da UNESCO, que são então submetidas ao Conselho Executivo para aprovação.

Em novembro deste ano, os municípios que fazem parte do consórcio receberam a comitiva de avaliadores internacionais da Unesco para visita de análise do Geoparque Cânions do Sul. Em Torres, os avaliadores visitaram o Parque da Guarita, o Morro do Farol e a Igreja São Domingos.

Fonte: ASCOM PMT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing