AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Casos de Covid-19 crescem 500% no Litoral Norte

Casos de Covid-19 crescem 500% no Litoral Norte

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Nas últimas semanas, municípios do Litoral Norte registraram um aumento significativo de novos casos de covid-19 e, sobretudo, na procura por atendimento médico devido a sintomas respiratórios e por testes. 

De acordo com a Coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Janete Ferri, o aumento de 500% em relação a primeira quinzena de dezembro do ano passado se dá devido à variante Ômicron, que de acordo com estudos recentes é ainda mais transmissível. A coordenadora ainda atribui a alta de casos à intensificação do movimento na região, tradicional durante o verão, apesar do aumento transmissão ocorrer em todo o Estado: “A transmissibilidade da variante é muito alta, e aliado a isso tivemos o final de ano, e a chegada de muita gente no Litoral Norte” apontou Ferri em entrevista ao programa Revista Maristela nesta sexta-feira, 07 de janeiro.

A recomendação da Coordenadoria é de que seja realizada a testagem em massa da população da região. Hoje estão sendo entregue aos municípios do Litoral Norte dois tipos de testes, o Antígeno e o RT-PCR, adquiridos através do Testar RS, programa estadual de testagem de Covid-19. A partir disso, cada município fica responsável por organizar suas testagens.

Outra preocupação da Coordenadoria é a desarticulação de determinados municípios da região com relação aos seus Centros Covid, em função da baixa procura dos últimos meses. “Alguns municípios unificaram seus Centros Covid à UPAS ou Pronto Atendimento (PA), no mesmo local, porém em ambientes separados. Devido a alta procura da população, já foi necessária uma ação rápida de disponibilizar local próprio com mais condições de receber um maior número de pessoas” explicou a Coordenadora.

Centro de Triagem Covid-19 em Torres

Em dezembro o Centro de Triagem do Coronavírus de Torres mudou de endereço, e agora está localizado na Rua General Firmino Paim 936, nos fundos da Clínica Municipal de Especialidades. O horário de atendimento é das 8h às 20h diariamente e segundo a Assessoria de Comunicação do município, lá são realizado testes rápidos. Não foi informado pela Assessoria o tempo de espera para a liberação do resultado. A orientação é que pessoas que apresentem sintomas procurem o local.

De acordo com servidores que trabalham no Centro de Triagem, ontem, dia 06 de dezembro, foram registrados mais de 200 atendimentos no local. Pacientes que buscam o Centro com sintomas de Covid-19 precisam retirar um ficha e esperam atendimento pelo atendimento por cerca de três horas. O ambiente externo do local, onde os pacientes aguardam o atendimento é aberto para evitar transmissão, mas as cadeiras ficam concentradas embaixo de uma única tenda.

Centro de Triagem de Covid-19 de Torres registra aumento de atendimentos. Foto: Maria Stolting

Prevenção

A Coordenadoria reforça a recomendação para que a população do Litoral Norte (moradores e veranistas) mantenha o distanciamento social evitando aglomerações e reitera o uso de máscaras, e pontua que tais medidas, associadas à vacinação, são a única forma de reduzir a transmissão da doença.


Confira a entrevista completa no programa Revista Maristela:

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing