AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Onda de calor extremo no RS deve diminuir a partir da próxima quarta-feira

Onda de calor extremo no RS deve diminuir a partir da próxima quarta-feira

por Maria Stolting
A+A-
Reset

A onda de calor ingressa nesta segunda-feira (24/01) no seu 13º dia, em mais uma jornada de temperatura muito alta e enorme abafamento. O sol aparece com nuvens na maior parte do Estado, mas no decorrer do dia ocorrem períodos de maior nebulosidade. As mínimas rondaram os 19ºC em São José dos Ausentes e os 23ºC em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 40ºC em Uruguaiana e 41ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26ºC e 37ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 24ºC e 33ºC. Em Imbé, nesta segunda-feira (24/01), a sensação térmica ainda pela manhã era de 33°C. O calorão deve dar trégua apenas a partir de quarta-feira.

Na quarta-feira (26/01), uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul com instabilidade pelo Oeste e o Sul, mas diversas regiões gaúchas, especialmente a Metade Norte, além de Santa Catarina e o Paraná, vão estar sob uma condição pré-frontal com corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trazendo ar quente e favorecendo intenso calor. Da tarde para a noite, chove em muitos pontos com risco de temporais.

Na quinta-feira, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e chega aos estados catarinense e paranaense com aumento de nuvens e chuva. Ao mesmo tempo, massa de ar mais frio começa a ingressar no território gaúcho com a sua parte mais intensa sobre o Atlântico, trazendo notável queda de temperatura. É o que explica que muitas cidades devam registrar máximas ao redor ou acima de 40ºC na tarde da quarta para 24 horas depois, na quinta, terem 27ºC ou 28ºC no mesmo horário.

Massa de ar frio no verão, diferentemente do inverno, não necessariamente se traduz em frio. O que costuma trazer é temperatura agradável e abaixo da média por alguns dias. A maior parte das cidades possui médias máximas em torno de 30ºC e 31ºC em janeiro, então como as máximas no final da semana vão ficar entre 26ºC e 29ºC em muitos municípios, a temperatura estará abaixo dos padrões históricos de janeiro. Algumas regiões, porém, tendem a ter marcas nos termômetros um pouco baixas à noite no final desta semana. Pode fazer até 14ºC ou 15ºC na Campanha e 13ºC em alguns pontos da Serra e dos Aparados. Porto Alegre e região metropolitana podem chegar a ter 18ºC ou 19ºC na madrugada no final da semana, o que não é frio, mas são quase 10ºC a menos do que se enfrentou na madrugada deste domingo.

Fonte: MetSul Meteorologia

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing