AO VIVO
AO VIVO
Home CULTURA Museu Histórico de Torres reabre dia 1º de março com duas mostras

Museu Histórico de Torres reabre dia 1º de março com duas mostras

por Maria Stolting
A+A-
Reset

A partir do dia 1º de março, o Museu Histórico de Torres, localizado no antigo prédio da Prefeitura (Rua Júlio de Castilhos, 707) vai reabrir para a visitação pública. O local poderá ser frequentado de terça a domingo, das 14h às 18h.

Duas exposições vão aguardar o público até 5 de maio, a exposição de Esculturas Cerâmicas: “Na cerâmica a terra reconquista sua natureza original” e a exposição “Bicho de Pedra”.

A exposição esculturas cerâmicas de Márcia Sawitzki apresenta uma coletânea realizada em períodos distintos, mas interligadas pelas questões formais, simbólicas e pelas reflexões das transformações das argilas e das rochas, e um vídeo realizado para esse projeto. Estará aberta à visitação do público em geral e contará com visita guiada pela artista, mediante agendamento, para alunos das escolas do município, onde os alunos terão contato direto com a artista e sua obra. Os estudantes vão conhecer o processo criativo bem como a técnica da cerâmica.

Esse projeto é realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc/ artigo 2º da Lei nº 14.017/2020.

A exposição Bicho de Pedra trata sobre esculturas produzidas há pelo menos oito mil anos, pelos primeiros habitantes do litoral brasileiro, os povos dos sambaquis. Artefatos esculpidos em materiais como ossos e pedras, que apresentam formas de animais, humanas e híbridas, de estilo naturalista, umas mais outras menos realistas, assim como formas geométricas. Esses objetos conhecidos como zoólitos são alguns dos vestígios arqueológicos produzidos por populações pré-históricas, que compartilhavam um vasto território entre o litoral brasileiro e o Uruguai. Torres é um dos lugares onde mais se encontrou esses artefatos, muitas vezes comparados a esculturas modernas.

Museu Histórico de Torres:

O museu de Torres trata-se de uma edificação antiga, inaugurada em junho de 1951 durante a gestão do então prefeito municipal Coronel Severiano Rodrigues da Silva. O local foi a sede da prefeitura municipal de Torres e seus principais departamentos e secretarias por décadas.

Fonte: Ascom PMT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing