AO VIVO
AO VIVO
Home MEIO AMBIENTE Vereador de Torres cria Projeto de Lei para implementação de cisternas em edificações do município

Vereador de Torres cria Projeto de Lei para implementação de cisternas em edificações do município

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

O Projeto de Lei Complementar 01/2022, de autoria do vereador Silvano Borja (PDT), que acrescenta artigos no Código de Obras do Município de Torres entrou em pauta em uma das sessões da Câmara de Vereadores de Torres.

O complemento da lei obriga – se aprovado – que todas as construções residenciais (unifamiliares ou multifamiliares), comerciais ou condominiais, que ultrapassem 400m² de área construída apresentem medidas para captação, armazenamento e utilização da água proveniente das chuvas.

Segundo o projeto, para ser utilizada em atividades que não necessite que o uso da água seja potável, a água das chuvas deverá ser captada na cobertura das construções ou por meio de sistema de captação e direcionadas às cisternas ou tanques reservatórios.

Em declaração, o vereador Silvano Borja argumenta que o planeta está enfrentando um grave período de escassez hídrica, juntamente ao custo alto para captação da água, tratamento e distribuição.

Ainda em seu depoimento, o vereador lembra que o desenvolvimento dos reservatórios proporcionará aos proprietários dos imóveis maior economia na conta de água.

Outro benefício apresentado é que, devido a região do Litoral Norte Gaúcho ser constantemente atingida com fortes chuvas e que praticamente todo o volume de água é escoado para o solo, causando alagamentos em vias, essa situação poderia ser parcialmente resolvida se as edificações do município contassem com cisternas ou reservatórios para o recolhimento das chuvas.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing