A partir desta semana, as agências de telemarketing começaram a utilizar o prefixo 0303 no início do número de contato. O objetivo dessa exigência é que seja mais fácil para os consumidores identificarem quando a ligação é dessas empresas, podendo escolher atender ou não.
A princípio, a medida vale somente para as prestadoras de telefonia móvel. Porém, até junho, deverá ser adotada também pelas empresas de telefonia fixa.
O novo código será adotado apenas por empresas que ofertam produtos e serviços. Empresas responsáveis por cobranças, por exemplo, não serão afetadas com essa mudança.
Caso seja solicitado pelos consumidores, as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo dos números de telemarketing.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o exorbitante número de reclamações foi um dos motivos para a elaboração do projeto. Entre o mês de fevereiro de 2021 e janeiro de 2022, foram registradas, aproximadamente, 17.500 reclamações.
Em caso de recebimento de ligações não identificadas, o cliente deverá denunciar à operadora de telefonia.
As empresas de telemarketing que descumprirem a nova norma poderão ser advertidas, multadas e deletadas do sistema da Anatel.
Fonte: Agência Brasil