AO VIVO
AO VIVO
Home Sem categoria Exposições e shows marcarão festividades dos 142 anos de Araranguá, no Sul catarinense

Exposições e shows marcarão festividades dos 142 anos de Araranguá, no Sul catarinense

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O Município de Araranguá chega aos seus 142 anos de emancipação político administrativa neste dia 03 de abril e tem muito a comemorar. Chegar aos 142 anos, mantendo tranquilidade e qualidade de vida nos dias de hoje, para uma cidade de médio porte e com mais de 70 mil habitantes, é algo a ser enaltecido e comemorado.

Ainda mais neste momento, em que a cidade passa por transformações significativas, seja na área estrutural, como o início das obras do novo calçadão, a ponte que liga o Morro dos Conventos ao Distrito de Hercílio Luz, a abertura do Centro Multiuso, a construção de novas escolas, a reforma do Hospital Bom Pastor e a limpeza e jardinagem da cidade. Além, de ter se tornado um polo educacional e garantindo a retomada da autoestima dos araranguaenses que estava adormecida.  

As comemorações alusivas ao aniversário, acontecerão neste sábado, dia 02, com apresentações culturais, como boi de mamão e shows com bandas locais, em uma estrutura que será especialmente montada ao lado da Praça Hercílio Luz, local em que as secretarias municipais também estarão apresentando um pouco de suas ações e atividades.

Já o Departamento de Cultura, através do museu histórico de Araranguá, apresentará a exposição “Ferrovia Araranguá”, em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, Ferrovia Tereza Cristina, Museu Lourenço Manenti e Unesc. Que contará parte da história dos tempos áureos, em que a ferrovia tinha sua malha ferroviária passando pelo município. A exposição ficará aberta para visitação durante 6 meses, no piso térreo do museu.

Já no domingo, dia 03, acontecerá a corrida rústica Deoclécio Pereira Machado, com percurso de 5km. As inscrições serão feitas no site da Atletis pelo link a seguir:

https://www.atletis.com.br/evento/corrida-rustica-deoclesio-pereira-machado-7394

VOCÊ CONHECE A ORIGEM DO NOME ARARANGUÁ?
Para a versão mais popular, o nome Araranguá surgiu por uma onomatopéia. A junção de ararã (papagaio grande, arara) com guá (vale, baixada), atribui ao local a denominação de Vale das Araras.

VOCÊ SABE PORQUE ARARANGUÁ É CONHECIDA POR ”CIDADE DAS AVENIDAS” ?

Araranguá teve sorte ao receber das mãos do engenheiro Antônio Lopes de Mesquita, em 1º de setembro de 1886, uma planta com o título sugestivo de ‘‘Planta da futura cidade de Araranguá’’, dotada de arruamento baseado em moderna urbanística, com amplos logradouros públicos, avenidas, ruas largas, simétricas e retilíneas”.

O projeto de Mesquita causou estranheza entre os moradores da época. Como imaginar que ruas para o tráfego de carroças e carros de bois tivessem um traçado tão largo, bem diferente das estreitas ruelas de Desterro e Laguna?

No entanto, com o tempo, o que parecia ousado demais, foi ganhando destaque como exemplo de planejamento, o que mais tarde rendeu à cidade o sugestivo título de “Cidade das Avenidas”.

Fonte: Ascom PMA

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing