AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Estado do Rio Grande do Sul apresenta novo critério para considerar adultos com esquema vacinal completo contra a Covid-19

Estado do Rio Grande do Sul apresenta novo critério para considerar adultos com esquema vacinal completo contra a Covid-19

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O painel da vacinação contra o coronavírus no Estado do RS passa a usar novo método para informar os dados relativos às pessoas consideradas com esquema vacinal completo.

Até então, eram apresentadas como esquema completo duas doses ou dose única recebidas. A partir de agora, para adultos, com 18 anos ou mais, o esquema vacinal completo se dá para quem recebeu a dose de reforço. Hoje, no Estado, 50% da população adulta é considerada com esquema completo, ou seja, com a dose de reforço recebida.

Conforme a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, a intenção é ter uma maior clareza de que, para a população adulta, somente a dose de reforço representa que a pessoa completou o esquema preconizado. As últimas análises feita pela Secretaria da Saúde do Estado apontam a expressiva redução das chances de óbito para quem tem a dose de reforço.

Público adolescente e infantil

O público abaixo dos 18 anos não será afetado por essa mudança na nomenclatura do esquema. Para os adolescentes de 12 a 17 anos e para as crianças de cinco a 11 anos segue valendo como esquema completo o recebimento de duas doses. Para essas faixas etárias ainda não está prevista a vacinação extra com a dose de reforço.

Nova dose de reforço para idosos

O painel da vacinação do Estado passa também a trazer a informação da segunda dose de reforço (D4). Hoje, esse esquema é preconizado para os idosos com 80 anos ou mais, que são estimados em 326 mil no Rio Grande do Sul. Desses, quase 30 mil já fizeram o segundo reforço.

Critérios de definição do esquema conforme faixas etárias

Adultos (18 anos ou mais)

  • Pelo menos uma dose: uma dose ou dose única
  • Esquema vacinal primário: duas doses ou dose única
  • Esquema vacinal completo: dose de reforço

Adolescentes (12 a 17 anos) e crianças (cinco a 11 anos)

  • Pelo menos uma dose: uma dose
  • Esquema vacinal completo: duas doses

Com informações do Governo do RS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing