Após fiscalizar a região de Tramandaí, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) está promovendo uma ação intensiva em silos de armazenagem de grãos em cidades da região de Osório, Santo Antônio da Patrulha e Glorinha, no Litoral Norte. A ação iniciou na última terça-feira, 26 de abril, e seguirá até a quinta-feira, 28.

De acordo com o conselho, nestas ações são cobradas a presença de um responsável técnico, através da apresentação de Laudos e ART referente aos serviços prestados nas áreas de manutenção elétrica e mecânica, projeto e instalação de energia fotovoltaica e segurança no trabalho, principalmente em ambientes confinados.

De acordo com estudos vinculados à Subsecretaria de Inspeção de Trabalho, responsável por compilar dados de acidentes de trabalho fatais relacionados aos processos de pós-colheita, destacaram-se as operações de movimentação de grãos entre compartimentos, as atividades de limpeza e descarga final de silos, as manutenções e as montagens das estruturas de armazenamento de grãos.

Os silos são estruturas para a armazenagem de produtos agrícolas. Neles, a produção pode ser depositada em seu estado natural, sem a utilização de sacos. Essas construções têm como objetivo, principalmente, a comercialização da colheita.



Fonte: Crea RS