AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO Movimento de Cursilhos de Cristandade realiza sua Assembleia Diocesana em Três Cachoeiras

Movimento de Cursilhos de Cristandade realiza sua Assembleia Diocesana em Três Cachoeiras

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

No sábado, 07 de maio, aconteceu a 2ª Assembleia Diocesana do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), da Diocese de Osório. Ela foi realizada no setor de Três Cachoeiras, no salão da comunidade Nossa Senhora do Bom Parto e teve como tema, “Sinodalidade na Missão do MCC” e lema, “Preservar a unidade do Espírito (Ef 4,3) e seguindo a verdade em amor (Ef 4, 15)”, na dimensão: “Profetas Rumo ao Jubileu – Onde Todos Somos Irmãos”.

O pároco da Paróquia São José de Três Cachoeiras, pe. Luciano Motti, e o vigário paroquial, pe. Carlos Alberto da Rosa, conduziram a oração inicial, convidando os presentes a rezarem o Evangelho de João 10, 27, 30. Após, os cursilhistas estudaram acerca do tema, lema e dimensão propostos para esta Assembleia Diocesana.

O MCC, que tem por característica principal a evangelização dos ambientes, especialmente os que os cursilhistas estão inseridos, vem refletindo em todas as suas instâncias, seja nacional, regional e diocesanas a “pedagogia do encontro”, proposto pelo Papa Francisco. Onde a Igreja é convidada, no seu todo, a viver a sinodalidade, a caminhar juntos, avaliando-se como Igreja, percebendo-se como cristão batizado e enviado à missão, desta forma os cursilhistas que já vivenciam a sinodalidade como missão foram instigados a não deixar nenhum irmão pelo caminho, propondo ações concretas a nível diocesano para resgatar os afastados, colocando-se cada vez mais a serviço da evangelização.

A coordenadora do Setor de Três Cachoeiras, Aline Brambila Nascimento Schwanck, relata que o setor de Três Cachoeiras, ao sediar a Assembleia, vivenciaram um momento muito importante na caminhada do movimento, pois muito mais que apenas disponibilizar um espaço, ambientar e preparar, foi um momento muito forte de união, de laços, de fortalecimento de vínculos e de sentir a presença de Deus.

“Para mim, a Assembleia representou a renovação da chama e do amor pelo movimento, a troca de experiências, opiniões e ideais, fez a gente conhecer melhor o movimento e suas diretrizes, foi um momento rico de aprendizado e trocas e vivências. Foi emocionante ver a união de nossa coordenação, a cumplicidade e o amor”, conta a coordenadora.

O coordenador do Grupo Executivo Diocesano do MCC (GED), Fabiano Silveira de Oliveira, explica que são nas assembleias que o movimento se encontra para dialogar, ouvir e decidir os rumos da ação evangelizadora de cada ano.

“A assembleia diocesana desse ano tem um significado todo especial pois o MCC está comemorando o seu Jubileu de Diamantes, 60 anos do Movimento no Brasil. E esta Assembleia nos proporcionou um momento de troca de experiências, onde somos convidados a dialogar e a pensar juntos alternativas que motivem os cursilhistas a retomarem suas ações nas comunidades e paróquias. Foi possível firmar compromissos concretos de atuação e isso é essencial para que o movimento esteja sempre disponível ao Igreja”, afirma o coordenador.

Diante dos compromissos assumidos e propostos pela Assembleia Regional do GER Sul III RS1, no mês de março, os cursilhistas representantes dos setores nesta Assembleia Diocesana se comprometeram a assumirem como gesto concreto de atuação e animação as seguintes ações:

1. Retiro nos setores: organização em conjunto com os setores e GED, com objetivo de resgate dos afastados;

2. Formações para Pré-cursilho, Pós-cursilho, mensageiros, curso fundamental e de dirigentes;

3. Ação em conjunto de todos os setores: missa mensal na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara.

Por fim, a Assembleia foi encerrada com uma missa presidida pelo pároco da Paróquia São Domingos de Torres, pe. Leonir Alves, onde destacou em sua homilia o protagonismo do cursilhista em suas paróquias e salientou a importância dos cursilhistas serem “ovelhas” que seguem o “Bom Pastor” disponibilizando seus dons nas pastorais e serviços da Igreja.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing