AO VIVO
AO VIVO
Home ECONOMIA Saiba como aproveitar os juros altos para investir bem

Saiba como aproveitar os juros altos para investir bem

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou pela décima vez, desde março de 2021, a taxa básica de juros da economia (Selic) para 12,75% ao ano, no último dia 5 de maio.

Em entrevista para a Rádio Maristela, o gerente de Captação do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi, Carlos Ravazollo, tratou do assunto e reforçou algumas dicas para quem tem um dinheiro para investir sem riscos.

Segundo Carlos, o Brasil, assim como outros países, usa as taxas de juros para desacelerar o consumo, consequentemente controlar a inflação. No último ano os aumentos foram muito consideráveis. E a forma que se tem para reduzir o consumo e controlar a inflação é aumentar a taxa de juros.

Diante do atual cenário com a Selic a 12,75% ao ano, pode-se indicar como algo negativo, porém necessário para o controle da inflação, a diminuição de investimentos por conta de empresas. Também quem tem dívidas pagarão juros mais caros. Ainda, segundo Carlos, tudo vai depender do crédito e do prazo. Mas o importante é não contrair novas dívidas, é momento de frear o consumo.

Já os aspectos positivos do momento, por exemplo, são os investimentos sem riscos. As pessoas que possuem um dinheiro para investir, o momento é bom. Um dos investimentos mais indicados sem correr riscos, de acordo com o especialista é a Renda Fixa Pós Fixado (RDC ou CDB).

Outra ferramenta que se não for bem usada nesse momento pode acarretar aumento de dívidas é o cartão de crédito. O momento não é bom para ficar devendo o cartão de crédito. Porém, o especialista indicou que sabendo usar, o cartão de crédito é um poderoso aliado como ferramenta de controle financeiro.

“O cartão de crédito tem todas as relações financeiras realizadas no mês, podemos saber onde estamos gastando. Além disso, tem cartões que acumulam pontos para serem trocados de diversas formas por outros produtos ou cashback e não possuem anuidade. É uma baita ferramenta de educação financeira”, afirma Carlos.

Ao final da entrevista, Carlos indicou aos ouvintes o Canal no YouTube chamado “Pila Cast”, um Programa da Sicredi Caminho das Águas que oferece educação financeira, por meio de entrevistas. Diversos conteúdos, dicas de como se relacionar com o dinheiro, sugestões de investimentos, como aumentar a renda, em síntese, como fazer orçamento, controlar gastos e ter uma reserva.

Confira a entrevista na íntegra, em:

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing