AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO INEP publica Edital do Encceja 2022: Inscrições de 24 de maio a 4 de junho

INEP publica Edital do Encceja 2022: Inscrições de 24 de maio a 4 de junho

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na última segunda-feira, 16 de maio, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 36, de 12 de maio de 2022, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. 
Os interessados em conseguir o diploma de formação no ensino fundamental ou médio poderão se inscrever no Exame Nacional entre os dias 24 de maio e 4 de junho. As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto deste ano.

Dividida em dois períodos, o primeiro na parte da manhã, das 9h às 13h, e o segundo período na parte tarde, das 15h30 às 20h30. A inscrição no Encceja 2022 deverá ser feita no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Neste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de convid-19 que envolveu a realização da última edição. No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

O Encceja se dá por meio de uma prova aplicada para jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O INEP coordena a seleção. Para tentar o diploma, o requisito básico é não ter mais a idade estudantil. Para tentar o certificado do Ensino Fundamental, o interessado deve ter acima de 15 anos e para a certificação de conclusão do Ensino Médio, acima de 18 anos.

Confira o Edital do Encceja 2022.

Com informações INEP

Estagiária Heloísa Cardoso, sob supervisão de Leonir Alves

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing