AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Educador torrense realiza projeto de valorização histórica do município com alunos da EJA

Educador torrense realiza projeto de valorização histórica do município com alunos da EJA

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E.E.E.F Justino Alberto Tietboehl, foi desenvolvido um projeto denominado Torres: 144 anos durante o mês de maio, através do professor de história Leonardo Gedeon, com o intuito de realizar a valorização e reflexão crítica acerca das questões históricas, sociais e ambientais do município.

As atividades pedagógicas desenvolvidas foram divididas em três fases: Primeiramente, foi realizado o encaminhamento de pesquisa escolar em meios eletrônicos e bibliográficos acerca de uma temática da história de Torres que os alunos escolheram, juntamente a elaboração de uma produção textual e escolha de material fotográfico de acordo com normas pré-estabelecidas; no segundo momento, ocorreu uma saída pedagógica com a metodologia da educação patrimonial e ambiental que privilegiou uma abordagem de sensibilização para as questões que envolvem a preservação e conservação dos bens históricos, culturais e naturais; e por fim, após as experiências realizadas, foram realizadas apresentações das pesquisas escolares no auditório da escola.

Segundo o professor Leonardo, saídas de campo nem sempre são acessíveis para os estudantes da EJA, devido ao tempo disponível e aos períodos de aula serem ministrados à noite. Entretanto, um roteiro foi ofertado na última sexta-feira, 3 de junho, com a criação, posteriormente, de um relatório orientado por alguns questionamentos que os alunos deveriam responder.

A caminhada realizada tinha pontos estratégicos para a parada onde algumas informações eram compartilhadas, iniciando com a saída na escola, passando pela Lagoa do Violão, Centro Histórico e a Igreja São Domingos. O Museu Histórico de Torres seria visitado na caminhada, entretanto, devido ao fechamento temporário para obra de reparo, o local não pode ser visitado. Tópicos como a relevância ambiental da lagoa, a função social dos museus e a importância da preservação do Patrimônio Histórico como elementos da identidade cultural e o direito à memória foram as diretrizes do roteiro.

Além da equipe docente da EJA – Tietboehl e dos 35 alunos, participaram os convidados Paulo França, ambientalista e poeta, e Geraldo Medeiros, guia turístico, oceanógrafo e geógrafo. A chegada a Igreja São Domingos trouxe o ápice no trajeto, pois muitos estudantes não conheciam o seu interior e acervo histórico, desconheciam seu papel na estruturação da Vila de São Domingos das Torres durante o século XIX.

Em depoimento, Leonardo salientou que a atividade obteve um resultado surpreendente e gratificante e que só foi possível por meio da autorização do Padre Leonir Alves para a visitação a Igreja São Domingos durante a noite.

Fotos: Divulgação/Professor Leonardo Gedeon – E.E.E.F Justino Alberto Tietboehl

Estagiária Heloísa Cardoso, sob supervisão de Leonir Alves

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing