No próximo dia 14 de junho, mês de combate à violência contra a pessoa idosa, a Secretaria Municipal de Assistência social e Direitos Humanos convida a todos, idosos ou não, a participarem da Caminhada das Violetas. O evento terá concentração no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social (Rua Pedro Cincinato Borges, 343), a partir das 8h30min com saída marcada às 9h. A caminhada irá rumo à Praça XV, onde ocorrerão música e mensagens de apoio à campanha.

Junho Violeta, é o mês dedicado ao Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

No Brasil, a população passa por uma profunda mudança em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos – em especial do subgrupo de mais de 80 anos. Existem quase 20 milhões de pessoas idosas no país. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.

Fonte: PMT