A Igreja Católica no Brasil celebra hoje, 16 de junho, quinta-feira, a Solenidade de Corpus Christi, que sempre ocorre 60 dias após a Quinta-feira Santa, ou seja, após a Instituição da Eucaristia.

A quinta-feira é o dia dedicado à Eucaristia e, normalmente, nesses dias, as paróquias promovem adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão e a bênção do Santíssimo.

A Solenidade de Corpus Christi celebra a razão da fé católica, é a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, aquilo que o próprio Jesus deixou em memória na última ceia e o que é recordado em toda a Eucaristia nas Santas Missas.

Para esse ano, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, incentivou as 23 paróquias no Litoral Norte, de Torres a Palmares do Sul, realizar uma campanha de doação de alimentos e roupas em favor dos mais pobres durante a Solenidade de Corpus Christi.

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Com informações da CNBB.