AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Formação Diocesana da Pastoral do Dízimo ocorre em Arroio do Sal, Torres e Osório entre os dias 20 e 21 de junho

Formação Diocesana da Pastoral do Dízimo ocorre em Arroio do Sal, Torres e Osório entre os dias 20 e 21 de junho

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Diocese de Osório, por meio da Pastoral Diocesana do Dízimo, realiza uma formação ampla em três cidades do Litoral Norte, Arroio do Sal, Torres e Osório, nos dias 20 e 21 de junho, sobre o tema “Dízimo e Administração Pastoral”, com a assessoria do referencial nacional para a Pastoral do Dízimo, dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo da Diocese de Leopoldina, em Minas Gerais.

De acordo com o referencial para a Pastoral do Dízimo na Diocese de Osório, Padre Ozeias Vieira dos Santos, a proposta da formação busca a conscientização e organização da Pastoral do Dízimo, para se desfazer equívocos e elucidar os conceitos de recebimento e administração dos recursos. Além disso, fortalecer a Pastoral do Dízimo já existente em muitas paróquias e implantar onde não há.

Dentre os aspectos a serem abordados na formação e elencados em livro de autoria do assessor da formação, dom Edson José Oriolo dos Santos, estão: a noção do cuidado; o sentido eclesial do dízimo; o cuidado da evangelização, das celebrações e dos pobres; a relação da comunidade eclesial missionária com o dinheiro; o planejamento orçamentário de dioceses, paróquias e comunidades eclesiais missionárias; os administradores da Pastoral do Dízimo.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, cita também o Documento nº 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no qual o dízimo é apresentado na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da “conversão pastoral” que foi assumida pela Conferência de Aparecida.

“Quando falamos de dízimo, não falamos apenas sobre dinheiro, antes devemos entender que o dízimo é parte integrante no processo de evangelização. Como cristãos, devemos buscar o sentimento de pertença, gratidão e de corresponsabilidade das ações pastorais em nossa comunidade paroquial” explica dom Jaime.

Dom Jaime afirma que a formação é voltada a todos os agentes da Pastoral do Dízimo de todas as 23 paróquias da Diocese, às lideranças de outras pastorais e, especialmente convocado o clero diocesano (padres e diáconos) a participarem da formação, no local que seja mais próximo, em vista do fortalecimento dessa pastoral.

Programação:

20 e 21/06, a partir das 14h de segunda até a tarde de terça-feira.
Arroio do Sal, no Hotel Bolzan.
Público: Clero (padres e diáconos) e agentes da Pastoral do Dízimo das paróquias da Diocese de Osório.

*A participação do clero e agentes da Pastoral do Dízimo deve ser confirmada diretamente com o padre Gilberto Fraga, informando a presença e a hospedagem. O contato é no (51) 99638-1915 (WhatsApp).

20/06, segunda, a partir das 19h30min
Torres, na igreja Santa Luzia.
Público: agentes da Pastoral do Dízimo da Diocese e demais lideranças pastorais das paróquias.

21/06, terça, a partir das 19h30min
Osório, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.
Público: agentes da Pastoral do Dízimo da Diocese e demais lideranças pastorais das paróquias.

A formação acontece também em preparação para a Semana Nacional da Pastoral do Dízimo, que ocorrerá de 19 a 24 de julho, e marcará o início da execução do projeto 22 previsto no Plano de Pastoral Diocesano (PPD).

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing