No dia 02 de julho comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro. Para celebrar a data, tradicionalmente o Corpo de Bombeiros Militar de Torres realiza a Semana de Prevenção, nesse ano entre os dias 27 de junho e 02 de julho, com atividades preventivas em todos os municípios atendidos pela Corporação. Na programação, as mais diversas atividades, como as ações de instalação de mangueiras e válvulas de gás GLP, Mostra de materiais de bombeiros nas escolas, palestras, Curso de resgate veicular, entre outros.

De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros de Torres, Marcelo França, “a data é uma homenagem aos heróis brasileiros que se arriscam diariamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprirem com seu juramento de Salvar e Proteger mesmo com o risco da própria vida.”.

História da data

A escolha da data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído por meio do Decreto-Lei nº 35.309 de 2 de abril de 1954. A partir dessa Lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e, assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Confira o cronograma de atividades: