AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Em palestra, Secretaria de Educação de Passo de Torres aborda riscos da auto exposição digital

Em palestra, Secretaria de Educação de Passo de Torres aborda riscos da auto exposição digital

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

A Secretaria de Educação e Cultura de Passo de Torres, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), promoveu na terça-feira, 21 de junho, uma palestra com os alunos das Escolas Vila Nova e Manoel Rodrigues da Silva. O encontro abordou a temática “Os riscos da auto exposição digital, função dos pais, escolas e sociedade”, com o palestrante Dr. Júlio de Almeida.

Atualmente advogado e promotor de justiça aposentado, Dr. Júlio Alfredo de Almeida é formado em Direito na PUCRS desde 1987 e especialista em Direito da Infância e Juventude pela Escola Superior do Ministério Público. Foi promotor de justiça entre 1994 e 2019, onde atuou em Santa Vitória do Palmar, Caxias do Sul e Porto Alegre, sendo um dos criadores da campanha “Quando uma imagem vira pesadelo” que visa prevenir os efeitos da auto exposição digital – nudes –, que ganhou prêmios nacionais.

A palestra utilizou uma linguagem direta e objetiva, chamando atenção aos cuidados que se deve ter com os conteúdos postados nas redes sociais, lembrando que após enviados ou publicados na internet podem ser replicados rapidamente, em se tratando de fotos íntimas, as consequências são terríveis e duradouras.

Quanto aos casos de pedofilia, assédio, importunação sexual e estupro, tanto os pais quanto os professores devem ter uma atenção especial, porque na maioria das vezes as crianças e adolescentes não se sentem à vontade ou são ameaçadas para não denunciar os fatos. A palestra transcorreu de uma forma interativa com muitas perguntas dos alunos sobre dúvidas recorrentes nestes casos.

A Secretária de Educação e Cultura Karini Colares, falou em nome da Administração Municipal agradecendo a parceria com a APAE no projeto, que possibilitou o encontro com o Dr. Júlio de Almeida para abordar um assunto tão importante e atual para os jovens e crianças.

Se fizeram presentes ainda o Prefeito Valmir Rodrigues, Vice-prefeito Altemir Cardoso, Coordenadoras Educacionais Eliana Lummertz e Josiane Maciel, Psicóloga Educacional Fernanda Lummertz, Presidente da APAE, Eduardo Maurer, Diretora da APAE Edilene dos Santos, Psicóloga da APAE Neusa Oriques, Diretora da Escola Manoel Rodrigues da Silva Carina Silveira Porto Peres e demais professores e equipe de Multiprossionais das Escolas e APAE.

Fonte: ASCOM PMPT

Fotos: Divulgação/PMPT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing