AO VIVO
AO VIVO
Home ELEIÇÕES Partidos do RS assinam acordo contra Fake News nas eleições de 2022

Partidos do RS assinam acordo contra Fake News nas eleições de 2022

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Justiça Eleitoral gaúcha, representada pelo Comitê de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS, promoveu ato de assinatura do Compromisso pela Democracia, um acordo de cooperação firmado entre e todos os partidos políticos com representantes na Assembleia Legislativa do RS, visando reduzir os efeitos nocivos provocados pela disseminação da desinformação, durante todo o processo eleitoral deste ano.

No documento, os partidos se comprometem: a atuar como agentes colaboradores da Justiça Eleitoral, esclarecendo os seus correligionários e os cidadãos, em geral, acerca das características, procedimentos e funcionamento do processo de votação; participar da fiscalização de todas as fases de preparação e execução das eleições e do processamento eletrônico da totalização dos resultados; desestimular a desinformação, adotando estratégias preventivas e de contenção de seus efeitos negativos e; opor-se à divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente falsos, que atinjam a integridade do processo eleitoral.

O ato aconteceu na quarta-feira (06/07), na sala de capacitação da Escola Judiciária Eleitoral, Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), localizada no prédio-sede do TRE-RS, e contou com a presença de representantes dos partidos políticos. Representando o Regional gaúcho, estavam: o presidente da instituição, desembargador Francisco José Moesch; a vice-presidente e corregedora, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak; e o diretor da EJERS e presidente do Comitê de Enfrentamento à Desinformação, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol. O desembargador Moesch explicou a importância da formalização do acontecimento, para que as eleições transcorram de forma segura e transparente.

Fonte: TRE/RS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing