O curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, do campus Araranguá, recebeu nos dias 21 e 22 de julho a visita de acompanhamento do Ministério da Educação pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – CAMEM.
O curso, que tem o diferencial de seu projeto político pedagógico ser baseado nas metodologias ativas, está no seu quarto ano de funcionamento e agora em agosto iniciará o internato. Para este estágio do curso, que não dispõe de um hospital universitário, torna-se imprescindível o apoio do poder público municipal e estadual para a sua implementação e consolidação, pois os alunos realizarão a prática do conhecimento adquirido ao longo do curso no Hospital Regional de Araranguá, na Policlínica e nas unidades básicas de saúde municipais. Isso trará ganhos incalculáveis na qualidade e na ampliação dos atendimentos a população. A próxima visita da Comissão ocorrerá até o final do ano para o reconhecimento do curso.
Segundo a Professora e Coordenadora do curso de medicina, Ana Carolina Lobor Cancelier, – “A visita da CAMEM, nos ajuda muito na resolução de algumas dificuldades ao longo do curso, e também nos auxilia e ajuda a manter o curso, sobretudo agora com o início dos internatos e a inserção deles na rede de saúde”, salienta a coordenadora.
A CAMEM enfatiza que esta parceria que a UFSC está firmando com o poder público municipal para a realização do internato, será fundamental também ocorrer no momento da residência para a especialidade Médico da Família. As prefeituras podem criar planos de fomento para que o médico residente realize aqui sua especialidade como Médico da Família e permaneça trabalhando na região. Esta iniciativa qualificará os serviços de saúde da região e beneficiará a comunidade que será atendida por esta importante especialidade.
Os avaliadores, representado pelos professores médicos Luiz Fernando Kehl e José Wellington Alves dos Santos, realizaram visitas e reuniões com a direção do campus, coordenação do curso, docentes, técnicos administrativos, alunos e com representantes das secretarias de saúde de Araranguá e Arroio do Silva e também do Hospital Regional.
Com informações da UFSC.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.