A Praça Hercílio Luz, área central de Araranguá, local histórico para a cidade e que vinha sendo espaço para usuários de drogas e moradores de rua, está passando por uma revitalização com investimentos de R$ 4,6 milhões.
Fazendo parte do projeto, recentemente foi realizada a poda de algumas árvores e outras foram suprimidas do local porque não se adequam às necessidades e segurança do espaço público. Estas, chamadas de exóticas, não são nativas do ambiente local, são árvores tóxicas, com raízes que destroem a calçada, a tubulação, prejudicam a mobilidade do passeio e o desenvolvimento de outras plantas.
O projeto paisagístico original, previa a supressão de 54 árvores. Deste projeto, foi mantido o corte de 13 árvores exóticas e readequado o planejamento para que fosse mexido em somente mais cinco árvores, sendo que duas das cinco, serão transplantadas.
De acordo com a Administração Municipal, ao todo foram retiradas da Praça 13 árvores que não se adequam ao ambiente, dois ipês amarelos que serão replantados, e um coqueiro-jerivá, uma orelha de macaco, um jacarandá de menor porte foram cortados para manter outras árvores maiores.
Ao todo, são 18 árvores que mudam o paisagismo atual, com a compensação exigida pela Fama do plantio de 30 novas mudas nativas no local.
Além disto, a praça receberá o plantio de outras dezenas de árvores, arbustos e flores, criando um verdadeiro jardim arborizado, harmonioso, saudável e sustentável. Um ambiente de respeito à natureza e para os que ali forem passar momentos de lazer.
Com Informações da ASCOM PMA.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.