AO VIVO
AO VIVO
Home Sem categoria Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Torres foi marcada por manifestações contrárias à liberação da altura dos prédios na orla da cidade

Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Torres foi marcada por manifestações contrárias à liberação da altura dos prédios na orla da cidade

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O Município de Torres realizou na noite de ontem, terça-feira, 26/7, a audiência pública sobre a Revisão do Plano Diretor, composto por sete macrozonas (Urbana Intensiva; Urbana Preferencial; Urbana Extensiva; Rural; Industrial; Balonismo; Peva), considerando dispositivos do Estatuto da Cidade.

Durante a apresentação foi destacado pontos de relevância e preocupação da sociedade, como a preservação do patrimônio histórico de Torres, o desenvolvimento do turismo rural, o crescimento ordenado da cidade e da região dos balneários do Sul do Município, entre outros.

Dos pontos apresentados e mais destacados durante a audiência pelos participantes do debate, representando entidades e sociedade civil organizada, foi o da possibilidade de alteração da altura dos prédios na orla central de Torres e nas demais regiões à beira-mar, que podem interferir em vários aspectos, incluindo o sombreamento da orla.

No debate, o engenheiro mecânico aposentando, Otávio Guimarães Decusati, veranista na cidade, afirmou se sentir “traído” por ter adquirido imóveis na cidade, que na época da compra, os corretores afirmavam que não seria alterada a altura de prédios por conta de ser uma área de preservação, e na proposta do Plano atual poderá ser modificações de altura dos novos empreendimentos.

Participando do debate, o vereador Moises Trisch (PT/Torres), afirma que ficou evidente, na quase totalidade das manifestações, que a sociedade não está disposta a negociar a qualidade do meio ambiente, as características naturais que dão sentido a cidade.

“O desafio é encontrar o equilíbrio entre o crescimento urbano capaz de satisfazer as necessidades de geração de emprego e renda sem, contudo, comprometer as gerações futuras e justamente aquilo que viabiliza a construção civil, que é nosso imenso patrimônio natural e histórico. Lembrando sempre que no caso de embate entre interesses particulares e coletivos, é esse último que deve prevalecer”, afirma o vereador.

Em entrevista para a Rádio Maristela, na manhã de quarta-feira, 27/07, o prefeito de Torres, Carlos Souza, não mencionou os pontos mais criticados na audiência, mas sim avaliou como muito produtiva, salientando outros e que agora será avaliadas todas as manifestações para dar encaminhamento à proposta.

Confira a entrevista na íntegra:

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing