A Associação Sindical Regional Litoral, que integra a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetagrs) realiza na próxima terça-feira, 6, o Encontro Regional de Mulheres – Meu Corpo Minhas Regras, no município de Osório.
Com o início às 8h em frente à Igreja Matriz, na Praça Osório, a programação inclui uma caminhada até o CTG Estância da Serra e tem como principal objetivo a denúncia de forma coletiva da violência contra mulheres.
Para a Rádio Maristela, Diana Hahn, líder do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara, declarou que, enquanto organização e liderança das mulheres trabalhadoras rurais, é de suma importância que essa ação seja realizada. Ainda em sua fala, Diana afirma que será abordado com o público presente os tipos de abusos e as formas de denunciar.
Juntamente ao Encontro, será realizado o lançamento da 7º Marcha das Margaridas, que acontece em agosto de 2023.
A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres.
Realizada a partir de 2000, tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.
A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), pelas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos mais de 4.000 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e por várias organizações de mulheres parceiras.
Com informações STTR e CONTAG
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.