Um lobo-marinho foi localizado sem vida, na manhã de segunda-feira, 09, na Praia dos Molhes, em Torres. Na última sexta-feira, 06, a Fiscal Estadual Agropecuária da Inspetoria de Torres, a médica veterinária Luciana Cunha, alertou à população sobre o caso um lobo-marinho adoecido que estava paralisado na orla da Praia Real. Esse animal acabou indo a óbito ainda na sexta-feira, sendo recolhido e enterrado, conforme orientações sanitárias.
Neste momento, são aguardados os resultados de exames realizados a partir de material coletado de ambos animais, por profissionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a fim de saber exatamente o que comprometeu a saúde desses mamíferos marinhos, confirmando ou descartando a gripe aviária.
Luciana reforça que a população tenha cuidado devido ao risco de contaminação, orientando a não se aproximar de nenhum animal marinho, saudável ou doente que venha a ser encontrado na orla do Litoral gaúcho, e que as autoridades sejam informadas para o acompanhamento do animal.
Segundo a veterinária, os profissionais que se aproximam dos animais para coleta de material, fazem uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde, o que indica a necessidade de as pessoas se manterem afastadas desses locais.
A veterinária alerta também sobre a emergência em gripe aviária no país, e que recentemente foi confirmado o segundo foco da doença em animais marinhos no Rio Grande do Sul.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.