A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, disponibilizou desde esta última quinta-feira, (22), um ponto de recolhimento de resíduos eletrônicos na recepção do quinto andar do prédio administrativo, na sede da Secretaria. Quem precisar descartar lixo eletrônico deve dirigir-se ao local no horário de expediente da Prefeitura: segunda, quarta e sexta, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min, e na terça e quinta, das 13h às 17h30min.
Conforme a secretária Fernanda Brocca, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. O lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como celulares, aparelhos de tv, notebooks, caixa de som, fios, cabos, mouses, videogames, brinquedos eletrônicos, entre outros. Pilhas e lâmpadas não são eletrônicos.
Os eletrônicos não devem ser descartados junto ao lixo comum por conterem propriedades químicas e metais pesados que poluem o meio ambiente.
A secretária explica que a iniciativa teve origem na assinatura de um termo de compromisso ambiental com origem num auto de infração. O infrator vai custear por dois anos a manutenção e a destinação correta dos descartes. A Secretaria avalia a colocação de outro ponto público para recolhimento deste tipo de lixo.
Texto e foto: Ascom PMT
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.