A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) divulgou nesta sexta-feira (10) o quarto boletim do Projeto Balneabilidade 2024-2025. O relatório consta que todas as praias de Torres estão próprias para banho, sem risco de contaminação. No anterior boletim de balneabilidade divulgado pela entidade, no dia 03 de janeiro de 2025, Torres tinha dois pontos impróprios, sendo eles: Praia Grande, na Praça Claudino Nunes Pereira e Prainha, na Rua Joaquim Porto.
O novo levantamento aponta que as condições das águas nas praias de Torres atendem aos parâmetros de qualidade exigidos pelos órgãos de saúde e meio ambiente, o que garante segurança para os banhistas que frequentam a região.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Torres, Douglas Gomes, ressalta a importância de continuar com as práticas de preservação ambiental, como a correta destinação de resíduos e o respeito às normas de conservação, para manter as praias seguras e atrativas durante todo o ano.
RESULTADOS
No Litoral Norte, há duas cidades com águas impróprias para banho, são elas: Cidreira, na Rua Canário e Osório, na Lagoa do Peixoto. O número de locais com água considerada imprópria para o banho caiu em relação ao boletim anterior, que apontava 13 pontos impróprios, para 10 nesta semana.
Esse resultado é baseado nas análises das últimas cinco semanas de coletas. Essa já é a oitava semana de verificação do projeto Balneabilidade, temporada 2024-2025, em que as primeiras coletas foram realizadas em 17 de novembro de 2024.
PROJETO BALNEABILIDADE 2024-2025
Nesta edição, o Projeto Balneabilidade vai realizar 15 análises, ao longo de 15 semanas consecutivas, que irão compor os boletins com resultado semanal da balneabilidade de praias e balneários do estado, sempre levando em consideração as cinco análises mais recentes.
A divulgação dos boletins será feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estarão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade.
Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.
*Com informações da PMT e FEPAM.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.