O mais recente boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (14), pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o nono da temporada, aponta que todos os 34 pontos analisados no Litoral Norte estão próprios para banho.
O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células.
O Departamento de Fiscalização da Fepam realiza ações, ao longo do veraneio, para garantir que não haja descarte irregular de dejetos nos pontos de diferentes praias e balneários.
No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 34 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.
*Com informações Fepam RS
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.