AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Governo do Estado assina contrato com Apae de Terra de Areia para abertura de centro de atendimento do Programa TEAcolhe

Governo do Estado assina contrato com Apae de Terra de Areia para abertura de centro de atendimento do Programa TEAcolhe

por Nicole Corrêa
A+A-
Reset

>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.

Foto: Arthur Vargas/SES

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), assinou, na terça-feira (20), o contrato que habilita a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Terra de Areia, Litoral Norte, como centro de atendimento em saúde (CAS) do Programa TEAcolhe. A iniciativa visa promover o cuidado especializado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares.

O CAS TEAcolhe de Terra de Areia contará com uma equipe multiprofissional formada por fonoaudióloga, psicomotricista, assistente social, fisioterapeuta, pedagogo, psicólogo, neurologista, psiquiatra e neuropsicopedagogo. O aporte estadual para o serviço será de R$ 100 mil mensais, totalizando um repasse anual de R$ 1,2 milhão. A meta mínima mensal é de 1,2 mil atendimentos que abranjam, pelo menos, 150 usuários.

Na solenidade, a titular da SES, Arita Bergmann, parabenizou o cuidado com as crianças em Terra de Areia. “É um orgulho para o Rio Grande do Sul. Parabéns a todos que, em algum momento, colocaram um tijolinho. Hoje conseguimos comprovar que o trabalho bem feito, de forma técnica, é um trabalho que colhe frutos”, ressaltou, ao enfatizar a organização da rede TEAcolhe no Litoral Norte.

A estrutura física do novo CAS do TEAcolhe é composta por salas de coordenação, de fisioterapia, de fonoaudiologia, de psicologia, de psicopedagogia, entre outras. Além disso, o centro também possui uma sala e um jardim sensorial, dispondo de materiais terapêuticos, pedagógicos, sensoriais e de fisioterapia para os atendimentos.

Referência regional

O presidente da Apae, Fabrício de Andrade, celebrou a iniciativa e destacou a importância do serviço no município. “É uma satisfação muito grande a nossa entidade ser cadastrada para oferecer esse atendimento especializado para toda a região, sendo referência para Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Arroio do Sal e Itati. Nós vamos fazer o melhor para essas pessoas e seus familiares. Agradecemos também o apoio dos profissionais que fazem parte da equipe”, citou.

Ainda durante a cerimônia, Aline Carlos, mãe da menina Larissa, contou como o serviço fará diferença na vida dela e da filha, diagnosticada com transtorno do espectro autista. “Um CAS aqui no nosso município vai beneficiar crianças que, muitas vezes, têm que sair daqui para serem atendidas em outra cidade. Para uma criança autista, isso é muito difícil por causa do transporte e do deslocamento, que podem causar agitação. Então, considero que é um grande passo para o nosso município. Parabéns a todos envolvidos”, disse.

Programa TEAcolhe

O TEAcolhe é um programa da SES que visa organizar e qualificar a rede de atenção à saúde para pessoas com TEA em todas as regiões do Estado. Criado com base na Política Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA, o programa promove ações articuladas com a rede assistencial local, garantindo atendimento ao longo de todo o ciclo de vida, com foco na inclusão, no suporte às famílias e no acesso a diagnósticos e terapias especializadas.

Texto: Ascom SES e foto: Arthur Vargas/SES