AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Turvo, Forquilhinha e Sombrio recebem novos caminhões para reforçar atuação dos Bombeiros Militares no Sul catarinense

Turvo, Forquilhinha e Sombrio recebem novos caminhões para reforçar atuação dos Bombeiros Militares no Sul catarinense

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou a distribuição de 56 novos caminhões para quartéis de todas as regiões do Estado. No Sul catarinense, os municípios de Turvo, Forquilhinha e Sombrio estão entre os beneficiados com as novas viaturas, que passam a reforçar o atendimento em ocorrências de incêndio, resgate e salvamento.

A entrega oficial dos veículos foi realizada pelo governador Jorginho Mello na quarta-feira (24), marcando mais uma etapa do plano de modernização da frota da corporação. Ao todo, foram adquiridos 42 caminhões do modelo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e 14 Auto Tanques (AT), que começam a ser incorporados aos quartéis responsáveis pelo atendimento em diferentes municípios catarinenses.

Entre as cidades da região Sul, Turvo e Forquilhinha receberão novos caminhões do tipo Auto Bomba Tanque e Resgate, utilizados principalmente no combate a incêndios, operações de resgate e salvamentos. Já Sombrio será contemplado com um novo Auto Tanque, veículo destinado ao transporte de grande volume de água, ampliando o suporte às operações de combate a incêndios.

De acordo com o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a distribuição das viaturas foi definida com base em critérios técnicos, considerando fatores como a idade dos veículos atualmente em operação, a demanda de atendimentos e o crescimento das cidades atendidas.

Segundo o comandante, a renovação da frota representa mais segurança para a população e melhores condições de trabalho para os bombeiros militares. Os novos caminhões contam com transmissão automática, tecnologia embarcada, sistemas eletrônicos de monitoramento e maior capacidade operacional, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes às ocorrências.

Além do ganho operacional, a substituição de viaturas antigas também deve reduzir custos com manutenção e aumentar a disponibilidade dos veículos para o atendimento à população. O investimento integra a estratégia do Governo de Santa Catarina para manter a frota de combate a incêndios dentro dos padrões estabelecidos no planejamento da corporação.

Para o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Filipe da Silva Daminelli, equipamentos modernos representam um avanço importante para o serviço prestado à comunidade, especialmente em municípios mais afastados dos grandes centros, onde a rapidez no primeiro atendimento pode ser decisiva para o controle das ocorrências.

Com a chegada dos novos caminhões, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina amplia sua capacidade de resposta em todas as regiões do Estado, fortalecendo a estrutura dos quartéis e garantindo mais eficiência, segurança e confiabilidade no atendimento às emergências.

Foto: Divulgação CBMSC