Dom Pedro de Alcântara recebe na próxima quinta-feira, 02 de agosto, às 19h, no Centro de Pastoral, a 5ª Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado, aberta a todas as pessoas da comunidade paroquial, assim como às paróquias vizinhas, de forma totalmente gratuita.
“A igreja é um lugar de celebração. É possível melhorar este espaço para melhor acolher e vivenciar a liturgia?”, é a proposta da Oficina promovida pela “Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas”, levando às paróquias e comunidades dicas práticas de como projetar, construir, reformar ou reorganizar igrejas.
Segundo o arquiteto e urbanista, Alencar Massulo de Oliveira, sócio proprietário da Paralelo 36, a Oficina “é uma inovação e importante oportunidade de apresentar às pessoas informações e orientações passo-passo para uma boa obra com economia, qualidade e significado litúrgico. Enfim, estamos levando até as pessoas um pouco dessa catequese para democratizar a informação e melhorar nossos espaços celebrativos”, explica Massulo.
Além de Alencar Massulo, também a sua sócia, a arquiteta e urbanista, Teisla Klein, está dedicada ao projeto. Edições anteriores foram realizadas nas paróquias Nossa Senhora da Boa Viagem (Santo Antônio da Patrulha), São Pedro (Terra de Areia) e Nossa Senhora do Livramento (Guaíba), além da participação no I Seminário Diocesano de Catequese (Osório). Também outras paróquias têm demonstrado interesse em realizar a proposta, que pode se dar ao longo do ano, sob agendamento prévio.
A Oficina é realizada na paróquia que solicita e tem em média 1h30min de duração, podendo acolher de 10 a 30 pessoas participantes.
A “Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas”, é especializada em Espaço Litúrgico e Arte Sacra – construção, reforma e conservação de espaços sagrados e é a responsável, por exemplo, pelos projetos da reforma da Catedral Nossa Senhora da Conceição – Osório, Santuário Nossa Senhora de Lágrimas – Caraá, a secular igreja São Domingos – Torres e inúmeras outras igrejas na Diocese de Osório e em outras cidades.
Mais informações sobre a Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado contate (51) 99916-5924 (Alencar Massulo) ou (51) 99829-9298 (Teisla Klein). A Paralelo 36 também realiza a Oficina para além das paróquias da Diocese de Osório, com ajuda de custo para o deslocamento.
DIOCESE DE OSÓRIO
Paróquia São Domingos de Torres promove estudo paroquial com especialista em Catequese
Na próxima quinta-feira, 5 de julho, a partir das 19h30min, na Igreja Santa Luzia, no Centro de Torres, a Paróquia São Domingos promove mais uma edição do Estudo Paroquial.
Na oportunidade o tema a ser apresentado será sobre a Iniciação a Vida Cristã: Mistagogia e Inspiração Catecumenal, que contará com a assessoria do mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, Pe. Humberto Robson Carvalho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, da arquidiocese de São Paulo.
A formação é aberta a toda comunidade torrense, especialmente as lideranças engajadas nas pastorais e movimentos da Paróquia.
Também, pela relevância do tema, está sendo oportunizada a participação aos paroquianos das paróquias da região.
Encerra nesta sexta-feira, 29 de junho, as festividades para São Pedro, em Tramandaí, com uma programação diária organizada pelos festeiros, noveneiros e os freis da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. São Pedro chamava-se Simão e Jesus passou a chama-lo de Pedro, que significa pedra e sobre ele edificou a sua igreja.
Como destaque da programação, na sexta-feira, 29, Dia de São Pedro, acontecerá procissão às 10h com a imagem de São Pedro, m10h30min, Missa festiva na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no centro de Tramandaí e, logo após, almoço. Também às 17h, Missa de São Pedro no Centro de Eventos e às 18h, novamente na Igreja no Centro.
Neste dia de festividade, o tema da liturgia será “Cristão leigos e leigas, sal da terra e luz do mundo
1º Encontro para Formação de Assessores da Juventude Missionária acontece em Santo Antônio da Patrulha
A Coordenação Estadual da Juventude Missionária do Regional Sul 3 da CNBB realizará o 1º Encontro para Formação de Assessores da Juventude Missionária – EFAJUM, entre os dias 28 e 29 de julho, na comunidade São Luiz Gonzaga – Paróquia N. Srª da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha.
O Encontro pretender ser um momento para o aprofundamento maior do carisma e da espiritualidade da Juventude Missionária (JM).
O EFAJUM é destinado aos assessores de grupos de JM já existentes, também com o intuito de fomentar o surgimento de novos grupos. Inscrições até 23 de julho pelos telefones (51)9-9755-2993 ou no (51)9-9829-1889.
Informativo da Diocesano Junho/Julho está disponível nas paróquias da Diocese de Osório
Já chegou até você o Informativo Diocesano nº 50 – JUNHO/JULHO da Diocese de Osório?
Nesta edição destacamos como ARTIGO FORMATIVO a contribuição do leigo, doutor em Educação e coordenador do Observatório Juventudes PUCRS, Maurício Perondi, tratando sobre “Juventudes e Vocações a partir do Sínodo”.
A “Semana Missionária da Juventude” e o “5º Congresso Missionário Americano” também são temas abordados na edição, além do artigo A VOZ DO PASTOR do bispo, Dom Jaime Pedro Kohl, sob o título “Piedade Popular e uma Igreja que se Renova pela Missão”.
Assim como, a agenda de eventos para os meses de junho e julho e mais notícias sobre a Diocese de Osório.
O Informativo Diocesano pode ser encontrado nas secretarias paroquiais e nas celebrações nas comunidades. Você também pode acessar a versão digital na capa do site www.diocesedeosorio.org
Estudo do Clero se dedicará a tema ligado à comunicação na próxima terça-feira
“O sacerdote e a pastoral digital: postura ética e testemunho cristão em rede” será o tema da manhã de Estudo do Clero da Diocese de Osório, na próxima terça-feira, 19 de junho, na Cúria Diocesana, em Osório, das 8h30min às 11h, que reunirá os presbíteros e diáconos juntamente com o bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl.
O tema será assessorado pelo doutor e mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos), vinculado ao Instituto Humanitas Unisinos – IHU, Moisés Sbardelotto, autor de ”E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital” (Paulinas, 2017) e de ”E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet” (Santuário, 2012), além de membro da Comissão Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil da CNBB (2014).
O tema desta edição do Estudo do Clero foi sugestão da Pastoral da Comunicação, por meio do seu referencial, Pe. Leonir Alves, correspondendo à ação 2 “Promover formação sobre temas da comunicação que venham a contribuir ao trabalho pastoral do clero diocesano”, ligada a Urgência I – Igreja: casa da Iniciação à vida cristã, do II Plano de Pastoral da Diocese de Osório.
Párocos e diáconos da área Pastoral de Torres se reunirão em Arroio do Sal
Nesta quarta-feira, 13 de junho, ocorrerá reunião-almoço em Arroio do Sal entre os párocos e diáconos da área Pastoral de Torres, que compreende as paróquias São Domingos (Torres), São José Operário (Vila São João) e Nossa Senhora de Lourdes (Arroio do Sal).
A reunião será oportunidade para almoço de confraternização, partilha de atividades e planejamento do Encontro de Convívio do Clero da Diocese de Osório, previsto para o dia 6 de agosto, segunda-feira (podendo o clero chegar já no dia 5/8, pela noite, em local a ser definido na área Pastoral de Torres).
O território da Diocese de Osório se estende desde Palmares do Sul até Torres, incluindo cidades de praias e os municípios da encosta da Serra, totalizando 22 paróquias subdivididas em 6 áreas Pastorais.
Setor Juventude da Diocese de Osório realiza Retiro para Assessores/as em julho
O retiro “Cuidando dos Cuidadores”, que acontecerá de 6 a 8 de julho, na Praia Rosa do Mar – Passo de Torres/SC, surge da necessidade de acompanhar e cuidar aqueles que ao longo de suas vidas se dedicam ao serviço do acompanhamento dos mais diversos grupos de jovens, movimentos e expressões juvenis espalhados pela Diocese de Osório.
Por isso o Setor Juventude promove essa oportunidade de pausa nas atividades, momento de formação para revigorar as forças na continuidade da missão de evangelização das juventudes. O retiro inicia na sexta-feira à noite, 6 de julho, com a acolhida dos participantes a partir das 19h e, seu termino será com o almoço de domingo,8.
As inscrições estão abertas no site da Diocese de Osório – www.diocesedeosorio.org ou pela fanpage do Setor Juventude no Facebook, assim como informações sobre valor da inscrição e o que levar para o Retiro. Para caso de dúvidas ligue no (51) 9-9820-1355.
O município de Santo Antônio da Patrulha irá receber uma apresentação musical que tem encantado as plateias em diferentes regiões do estado. Trata-se de um show da Orquestra de Candelária, programado para o próximo dia 13 de junho, dia do padroeiro da cidade, às 19h30min, na igreja Santo Antônio, no bairro Cidade Alta.
O repertório será bastante diversificado, proporcionando uma verdadeira viagem por diferentes estilos e gêneros musicais. São clássicos internacionais, facilmente identificados pelo público, além da música regional e nativista.
O show também abre espaço para sucessos da Música Popular Brasileira e destaca outros gêneros, como as tradicionais canções alemãs e italianas, homenageando os descendentes destas etnias bastante identificadas no Rio Grande do Sul.
O evento tem o objetivo de democratizar o acesso à música instrumental, além de proporcionar momentos de cultura e lazer que influenciam diretamente na qualidade de vida da população.
O evento tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes e da Paróquia Santo Antônio.
Fonte: Blog da Gabi
No próximo sábado, 9 de junho, acontecerá a reunião da Pastoral do Dízimo, das 8h30min às 11h, na sala ao lado do Salão paroquial da Catedral de Osório. Estão convocados a participar da reunião as equipes da Pastoral do Dízimo de todas as paróquias da Diocese de Osório, especialmente os coordenadores.
De acordo com o referencial para a Pastoral do Dízimo na Diocese, Pe. Nilso Ricardo Zanella, a reunião será para avaliar a realização da Semana do Dízimo, ocorrida entre os dias 7 e 14 de abril em toda a Diocese, por meio de atividades com o objetivo de orientar e animar os fiéis e lideranças paroquiais sobre a importância do Dízimo para a vida da Igreja, para a vida das comunidades.

