A Paróquia São José, em Três Cachoeiras, foi anunciada como o local que vai sediar a próxima edição do Congresso do Apostolado da Oração e Capelinhas, em setembro de 2019. O anúncio foi realizado pelo referencial para o Apostolado da Oração e Capelinhas na Diocese de Osório, Pe. Ozeias Vieira dos Santos, ao final da Celebração Eucarística do XVIII Congresso realizado no último sábado, 1 de setembro, em Santo Antônio da Patrulha.
O Congresso contou com a participação de cerca de 600 pessoas durante todo o dia, marcado pelas pregações, momento cultural e a celebração eucarística, destacando o Ano do Laicato com o tema “Com os corações de Jesus e Maria somos sal da terra e luz do mundo”.
De acordo com a coordenadora paroquial e membro do conselho diocesano para o Apostolado da Oração e Capelinhas, Maria Meregalli, da Paróquia Santo Antônio (Santo Antônio da Patrulha), o Congresso possibilitou um dia de convivência, aprendizado e crescimento espiritual.

Fonte: Diocese de Osório
DIOCESE DE OSÓRIO
Juventudes e Vocação será tema de Formação Permanente do clero e leigos/as em Osório

Jovens atuantes no Setor Juventude da Diocese de Osório
Acontece nesta terça-feira, 28 de agosto, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Osório, o encontro Formação Permanente, reunindo o clero e leigas/os da Diocese de Osório, durante todo o dia.
O tema “Juventudes, fenômeno juvenil e evangelização das juventudes” será assessorado pelo coordenador do Observatório Juventudes da PUCRS, Maurício Perondi.
Nessa edição da Formação também as/os leigas/os participarão, especialmente as lideranças ligadas à evangelização da juventude e a animação vocacional.
Quando: 28 de agosto, início às 8h30min.
Local: Salão da Catedral, com almoço no local.
Tema: Juventudes, fenômeno juvenil e evangelização das juventudes.
Pela primeira vez a Diocese de Osório promove o Dia da Bíblia com um encontro diocesano. Para marcar o mês da Bíblia e animar o estudo e a oração bíblicos, no dia 15 de setembro acontecerá este grande encontro-celebração.
O Encontro acontecerá o salão paroquial da Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório, durante toda a manhã, com início às 8h 30min e encerramento às 11h30min. O assessor será um grande biblista, professor na PUCRS, o padre Cássio Murilo da Silva, autor de diversos livros sobre temas bíblicos.
De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, o Dia da Bíblia ecoa o tema do mês da Bíblia de 2018: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e refletirá Escritos Sapienciais, especialmente o Livro da Sabedoria.
O Encontro é aberto ao público, especialmente, catequistas, equipes de liturgia, animadores dos Grupos de Famílias, ministros da Eucaristia, membros dos movimentos e das pastorais.
“É uma excelente oportunidade de estreitar relação com a Palavra de Deus, e participar deste movimento da animação bíblica da vida e da pastoral”, convida Pe. Luciano.

Fonte: Diocese de Osório
Inicia os preparativos para o Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias
No próximo sábado, 25 de agosto, das 9h às 16, no salão paroquial de Palmares do Sul, os animadores de Grupos de Famílias de toda a Diocese de Osório se reunirão para o Encontro em preparação ao Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias.
Capivari do Sul, pertencente à Paróquia São José, assim como Palmares do Sul, será o local do Encontrão que em 2018 celebra a trajetória dos Grupos que se reuniram como “Igreja nas casas” para rezar em família a partir do tema “Comunidade: Casa da Caridade”.
De acordo com o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, um dos motivos da realização do Encontro no próximo sábado, 25, se dá para a motivação do Conselho Missionário Paroquial da Paróquia São José (Palmares do Sul e Capivari do Sul), que vai acolher o Encontrão dos Grupos de Famílias, além do planejamento com a definição do cronograma, infraestrutura necessária e todas as necessidades para a realização do evento.
Para os participantes do Encontro em Palmares do Sul será oferecido almoço preparado pela comunidade local e, às 15h, se fará a oração final no local do Encontrão em Capivari do Sul.
Importante levar Bíblia, lanche, modelo do símbolo e o livro dos Grupos de Famílias 2018.
O Encontrão Diocesano dos Grupos de Família será realizado em Capivari do Sul no dia 10 de novembro de 2018.

Fonte: Diocese de Osório
Falece paciente que aguardava em Torres leito em hospital especializado
Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 15, a caminho do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre), a veterinária Viviane Franco, 44 anos, natural de Passo Fundo, residente há três anos em Torres, conhecida em defender causas em proteção aos animais.
Viviane estava internada desde o dia 17 de julho, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres. Ao ser constatada a necessidade de atendimento especializado, por se tratar de diagnóstico de Retocolite Aguda, uma doença que causa inflamação do revestimento do cólon ou reto, precisava ser transferida para um hospital referência.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Suzana Machado, no dia 30 de julho a paciente foi cadastrada pelo Hospital de Torres na Central de Leitos do Estado para a busca de vaga junto a hospitais de referência em Proctologia no Rio Grande do Sul. Também a compra de vaga em hospitais no RS e em Criciúma/SC, foi alternativa buscada pela família e pela Secretaria Municipal de Saúde de Torres, recebendo até a última terça-feira, 14, negativas de quatro entidades hospitalares.
Somente no final da tarde de terça-feira, 14, familiares conseguiram uma liminar garantindo vaga no Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre), porém Viviane Franco não resistiu a uma parada cardiorrespiratória durante o percurso para Porto Alegre.
Viviane Franco está sendo velada nesta manhã de quarta-feira, 15, na Capela Mortuária Santa Cruz, na Avenida do Riacho, 1513o, Centro de Torres, até às 11h. Logo após seu corpo será transladado para o sepultamento em Passo Fundo.
Ecos da Romaria da Terra foi tema de reunião em Rio de Dentro – Mampituba
Há cinco meses a Diocese de Osório sediava a 41ª Romaria da Terra do RS no município de Mampituba, na comunidade de Rio de Dentro. Com o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, o evento é uma promoção da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Regional Sul 3.
No último sábado, 11 de agosto, aconteceu a 4ª reunião chamada “Ecos da Romaria”, no local que acolheu a edição de 2018. No salão comunitário da comunidade de Rio de Dentro, lideranças da Diocese, juntamente com o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, se dedicaram à reflexão do que a Romaria da Terra deixou como legado, como inquietação e provocação nas nossas comunidades e as problemáticas que o tema continua suscitando.
Com a coordenação do atual pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba), Pe. Ildomar Danelon, os presentes compartilharam suas impressões a partir das seguintes questões: o que significou para nós a Romaria da Terra?; o que sentimos e o que experenciamos?; que marcas/legado e até mesmo o que mudou no modo de pensar e agir?; o que fazer a partir disto e quais angústias e preocupações?
Foi unânime no grupo que a Romaria da Terra segue sendo uma inquietação permanente a partir do tema sobre as Mulheres e faz ressoar continuamente que precisamos avançar em novos espaços de discussão e conscientização.
A Romaria da Terra não deve ser e não será um evento pontual, mas um ponto de partida para a evangelização, ou seja, promover os valores cristãos nas nossas comunidades a partir do tema principal do evento, assim como temas que também foram abordados como a defesa da vida, defesa da terra, agroecologia, agricultura familiar, fortalecimento da atuação e direitos das mulheres do campo e da cidade, contribuir no combate da violência contra as mulheres, entre outros.
Alguns encaminhamentos foram definidos como a representação da Diocese junto à Comissão Pastoral da Terra da CNBB, o fortalecimento do trabalho já realizado no Movimento da Mulher Camponesa (MMC) e apoio ao Centro de Referência da Mulher Priscila Selau, que atende os municípios da Grande Torres, além de incluir junto às Pastorais Sociais da Diocese a discussão e articulação de uma maior atenção aos temas ecoados pela realização da Romaria da Terra.
A 42ª Romaria da Terra do RS será realizada em 5 de março de 2019, na cidade de Itacorubi, Diocese de Uruguaiana, e terá como tema Alimentação Saudável. A Diocese de Osório se comprometeu em realizar um encontro de formação em preparação para a participação na próxima Romaria. O encontro é aberto ao público e será realizado no dia 4 de dezembro, em Três Cachoeiras.

Fonte: Diocese de Osório
Diocese de Osório promove reunião Ecos da Romaria da Terra em Rio de Dentro – Mampituba
Acontece no próximo sábado, 11 de agosto, às 9h, na comunidade do Rio de Dentro – Mampituba, a reunião denominada ECOS da Romaria da Terra, fazendo alusão a 41ª Romaria da Terra do RS realizada no local em fevereiro de 2018.
Ao final da realização do evento, as lideranças e equipes que estiveram envolvidas com a organização da Romaria foram incentivadas a dar continuidade ao debate realizado na ocasião. A 41ª Romaria da Terra do RS teve por tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, tema de ampla importância e interesse para a região.
A reunião está sendo proposta pelo pároco de Morrinhos do Sul e Mampituba, Pe. Ildomar Danelon, e pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl.
Na próxima quarta-feira, dia 8 de agosto, é comemorado o Dia de São Domingos. A Paróquia de Torres criada em 1837, celebra o dia com uma programação em comemoração ao padroeiro da cidade.
A programação deste ano iniciou no dia 20 de maio, com a visita da imagem nas comunidades. Nesta semana, a imagem retornou para as festividades na Igreja Santa Luzia.
Na quarta-feira, dia 1 de agosto, aconteceu a Missa Gaúcha, envolvendo a comunidade e as crianças da catequese.
Conforme a programação da Festa de São Domingos, a Missa Jovem ocorrerá neste sábado, dia 4 de agosto, também na Igreja Santa Luzia, que será conduzida pelos jovens da Paróquia e logo após terá o jantar de confraternização no Salão Paroquial.
O domingo será marcado com a procissão motorizada com as imagens dos santos padroeiros das comunidades, saindo do Parque de Balonismo, com a benção dos carros em frente à Igreja São Domingos e a Santa Missa na Igreja Santa Luzia. Na continuidade dos festejos, terá o anúncio dos festeiros de 2019 e o tradicional almoço no Salão Paroquial.
No dia 8 de agosto, o Dia de São Domingos, acontecerá o 4º passeio ciclístico, a saída será em frente a Igreja São Domingos e chegada na Prainha, com sorteio de uma bicicleta e outros brindes. Para concorrer aos brindes, é necessário realizar a inscrição. A Santa Missa conclusiva, acontecerá às 18h, presidida pelo bispo diocesano Dom Jaime Pedro Kohl, na Igreja São Domingos, com lançamento do Memorial da Igreja São Domingos.
História
Domingos nasceu em 24 de junho de 1170 em Castela na Espanha. Fundador e mestre da ordem dos pregadores, chamados de dominicanos, morreu em 6 de agosto de 1221 em Bolonha na Itália com 51 anos. Foi canonizado em 1234 pelo Papa Gregório IX. Conhecido como grande pregador e principal propagador do Santo Rosário da Virgem Maria.

Agosto é o mês vocacional
Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
É por isso que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se a vocação dos padres e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.
Cada comunidade uma nova vocação
Uma campanha pelas vocações que se espalha pelo Brasil inteiro como uma ação evangelizadora fundamentada na temática principal “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”. O projeto é uma iniciativa de alguns regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi apresentado em abril deste ano ao episcopado brasileiro durante a 56ª Assembleia Geral da entidade.
A proposta é que cada comunidade coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja. Desenvolvida a partir de dois eixos, o bispo de Paravaí, dom Mário Spaki explica que a ação é colocada em prática quando as comunidades rezam pelas vocações antes de todas as celebrações, reuniões e encontros e quando publicam testemunhos de quem vive com alegria sua vocação.
Oração e Comunicação
Todas as paróquias, comunidades e pastorais, movimentos e grupos são convidados a duas ações: oração e comunicação. Em todos os encontros, reuniões e celebrações deve-se começar ou terminar com uma dezena do rosário pelas vocações. O Papa Francisco disse que o primeiro método para se obter vocações é a oração. Além das orações, a divulgação dos testemunhos vocacionais por meio dos meios de comunicação, a fim de mostrar quantas realidades positivas há como famílias, a dedicação de leigos e leigas, padres, consagrados e consagradas.
Como realizar a ação
Suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações: esse é o objetivo geral da Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação. Na prática:
– Rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial;
– Desafiar as comunidades a despertar um de seus membros para uma vocação de consagração;
– Dar sustentação espiritual aos que responderam ao chamado de Deus;
– Publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais;
– Viver a experiência da unidade eclesial na promoção vocacional.
Na Diocese de Osório inúmeras iniciativas são incentivadas e articuladas pela equipe de Animação Vocacional, no âmbito diocesano e paroquial, assim como um vídeo destacando a vocação celebrada, a cada semana, será produzido com a participação de lideranças de várias regiões da Diocese.
Confira o primeiro da série especial “Mês Vocacional”, nesta primeira semana de agosto celebrando a vocação dos padres e ministros ordenados:
Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre e A12
A Diocese de Osório, por meio da Animação Bíblico-catequética, realizará no dia 18 de agosto, das 8h30min às 16h, na Comunidade Várzea do Padre, localizada na Estrada do Mar e pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio – Osório, um Retiro voltado aos catequistas do Batismo e aos coordenadores paroquiais.
O Envio missionário de Jesus “Ide e fazei que todas as nações se tornem meus discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19) tem encontrado eco no coração dos evangelizadores de nossa Diocese. Assim, percebendo a necessidade de uma renovação significativa na preparação para os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã (IVC), investiu-se na formação dos catequistas dando ênfase aos do Batismo com Encontros de Formação e Retiros de cunho celebrativo-vivencial.
De acordo com a equipe da Animação Bíblico-catequética, é preciso refletir mais, aprofundar, celebrar e trocar experiências, por isso criamos a oportunidade do retiro a fim de aprofundar o tema “A presença da Palavra de Deus na Catequese”. De forma vivencial, o retiro será assessorado pela religiosa da Congregação Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Ir. Josete Rech. Segundo a Ir. Josete, “o retiro é um momento de encontro pessoal com a Palavra. As catequistas vivenciarão um momento que ficará marcado em suas vidas, seja no cunho pessoal, quanto no pastoral-catequético.”.
Neste ano de 2018, as paróquias estão, aos poucos, aderindo à proposta diocesana de realizar a preparação para o Sacramento do Batismo junto aos pais e padrinhos em suas residências, conforme a orientação do Itinerário de Catequese com Pais e Padrinhos, por isso, esse encontro contribuirá para que o trabalho junto à comunidade seja ainda maior e melhor.
Mais informações procure a coordenação paroquial da catequese de sua paróquia.
Fonte: ASCOM – Diocese de Osório
