Os eleitores do município de Torres que não realizaram o recadastramento biométrico poderão votar no próximo domingo, 15 de novembro, nas Eleições Municipais 2020.
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da 85ª Zona Eleitoral do RS, Priscila Farina Vellinho, os eleitores não estão com seus títulos cancelados pois a data final para o recadastramento foi prorrogada para 31 de dezembro de 2020.
O Cartório informada ainda que o eleitor pode apresentar justificativa em até 60 dias da data do turno de eleição. Nesse ano, por conta da pandemia, a Justiça Eleitoral desenvolveu o aplicativo e-Título, que poderá ser utilizado em qualquer smartphone para a Justificativa Eleitoral. A justificativa também poderá ser feita no site do TRE/RS ou presencialmente nas seções eleitorais dos municípios em que o eleitor se encontrar.
Outra dúvida comum é em relação a idade para votar, no caso, para eleitores acima de 70 anos, o voto é facultativo.
Efeitos da COVID-19 nas Eleições Municipais
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), o eleitor que está com Covid-19, aquele que está aguardando resultado de exame de Covid-19 e ainda o eleitor pertencente a grupo de risco deve JUSTIFICAR AUSÊNCIA. “O eleitor que está com Covid-19 ou aguarda exame NÃO deve comparecer ao local de votação para não contaminar os demais eleitores, devendo justificar o seu voto.
Já o eleitor que é do grupo de risco pode optar por não votar e justificar a sua ausência, conforme orientações publicadas no site do TRE/RS.
Para informações sobre Justificativa Eleitoral, AQUI!
Central de Jornalismo – Rádio Maristela