AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO “Missão em Moçambique” é tema da próxima live do COMIRE no dia 13 de maio

“Missão em Moçambique” é tema da próxima live do COMIRE no dia 13 de maio

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Dando sequência a série de lives Caminhos de Missão, o Conselho Missionário Regional programou para este mês uma Roda de Conversa sobre a Missão ad gentes em Moçambique. O projeto Igrejas Solidárias, entre o Regional Sul 3 e a Arquidiocese de Nampula, chega aos 27 anos de história e soma mais de 65 missionários e missionárias enviados(as).

A live acontece no dia 13 de maioàs 20h, e reunirá pessoas que passaram pela Missão em Moma para partilharem a realidade e a experiência do tempo vivenciado lá. Participarão o padre Badacer Neto, da Diocese de Itabuna (BA), que esteve na missão de 2013 a 2016; a leiga Rita Patron Bandera, da Diocese de Bagé, que ficou de 2018 a 2020; e a equipe missionária atual: Pe. Luiz Weber (Diocese de Santo Ângelo), enviado em janeiro de 2020 e Maria Isabel Tromm (Diocese de Joinville), que foi em junho de 2019. A mediação será com Victória Holzbach, da coordenação do COMIRE RS e também missionária em Moçambique de 2016 a 2019.

Outra motivação importante para esta live é a motivação da Coleta de Pentecostes, nos dias 22 e 23 de maio. Em todo o Rio Grande do Sul, a coleta é destinada às ações missionárias da Igreja e, de modo especial, responsável pela manutenção da Missão em Moçambique.

A realidade atual

A equipe hoje é integrada pelo padre Luiz Weber e pela jovem leiga Maria Isabel Tromm e tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local a fim de atender suas necessidades mais básicas. Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral.

Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam cerca de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área de educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 50 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que acompanha cerca de 100 crianças e adolescentes e oferece também uma turma de alfabetização para 20 mulheres.

Para conhecer mais o projeto, assista o Documentário produzido pelo Conselho Missionário Regional, por ocasião dos 25 anos de Missão em Moçambique.

Para ajudar na animação da Coleta, você pode fazer downloads dos materiais disponíveis aqui.

Fonte: CNBB Sul 3

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing