O ambiente virtual, para muitos ainda uma novidade imposta pela pandemia, foi a alternativa encontrada para seguir a animação pastoral e a articulação da Igreja Católica desde março do ano passado. Em 2020, o Regional Sul 3 optou – assim como a CNBB – pelo cancelamento de sua assembleia.

Para este ano, pelo contrário, foi assumido o desafio de concretizar a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora em modalidade online, nas próximas quinta e sexta-feira, 10 e 11 de junho. O Bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, participará da Assembleia juntamente aos demais bispos e arcebispos das 18 dioceses e arquidioceses do RS. O tema escolhido para este ano é Comunidades Eclesiais Missionárias, conforme a motivação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2019-2023.

Durante os dois dias de assembleia, os participantes serão provocados a refletir justamente sobre a formação de discípulos missionários, a partir da partilha de experiências já existentes e da identificação de novos caminhos possíveis. Outro ponto da pauta do encontro é a partilha das dificuldades, desafios e sonhos dos organismos e das pastorais no Regional.

A Secretária Executiva do Regional, Sandra Zambon, fala sobre a escolha do tema e aponta que “O horizonte da ação evangelizadora é o Reino de Deus. Por meio das comunidades eclesiais missionárias, continuaremos a ser o fermento do Reino de Deus no Rio Grande do Sul”.

Para ela, a assembleia, além de ser espaço para a reflexão e aprofundamento do tema, possibilita um momento para avaliar a caminhada da Igreja do Rio Grande do Sul e celebrar a cultura do encontro mesmo que virtualmente, inaugurando esse novo tempo irmanados na fé. “É um convite a renovarmos nosso ardor pelo projeto de Jesus Cristo em meio a tantas situações de dor, sem perder o encantamento”, destaca Sandra.

Fonte: Diocese de Osório