AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO Setembro Amarelo: Pascom Brasil trata do tema em podcasts

Setembro Amarelo: Pascom Brasil trata do tema em podcasts

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, um mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a saúde mental. Para tratar o tema, a Pascom Brasil lança a série Ponto & Vírgula com quatro episódios, que serão divulgados semanalmente às sextas-feiras. Participam da série o coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, que faz a mediação da conversa com Padre Lício de Araújo Vale, CEO do Instituto Influir, suicidólogo, educador e palestrante e Maria Clara Lira Bezerril, psicóloga especialista em Saúde Mental. Os conteúdos são disponibilizados nos principais agregadores de podcasts – Spotify, Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts e RadioPublic.

Segundo Marcus Tullius, a iniciativa de trabalhar o setembro amarelo em formato de podcasts surgiu no Grupo de Trabalho (GT) Produção da Pascom Brasil. “No início de agosto, enquanto estávamos planejando os conteúdos para o portal e redes sociais da Pascom do mês de setembro, surgiu a discussão de trazer o tema do setembro amarelo, dados os números altos de pessoas que atentam contra a própria vida, especialmente os mais jovens. Então, decidimos convidar o Padre Lício, que é uma autoridade e referência no assunto. Ele aceitou prontamente o convite e também trouxe a psicóloga Maria Clara, que faz parte do Instituto Influir”, afirmou.

O coordenador geral da Pascom Brasil ainda comenta que a ideia trazer o tema tem o objetivo de quebrar um pouco do tabu presente na abordagem, especialmente no ambiente eclesial.

Falar de suicídio ainda é um tabu, infelizmente. Consideramos que por meio desta série de podcasts poderíamos colaborar na conscientização do assunto e comunicar uma mensagem propositiva de que é possível preveni-lo. Quisemos acentuar também a tônica pastoral do assunto, pois muitas vezes não sabemos agir com as pessoas que apresentam transtornos mentais ou comportamentos suicidas. Sabendo que às vezes o pedido de ajuda chega por meio das redes sociais da paróquia ou da diocese, pensamos que seria uma oportunidade de ajudar no acolhimento correto.”

Confira o primeiro episódio da série.
https://open.spotify.com/embed/episode/7m75KZczyakNGizs2WivWo

Por que “Ponto & Vírgula”? 

A série tem o nome de Ponto & Vírgula. Este é um movimento que, de acordo com os próprios integrantes, “mostra amor e esperança a quem tem tendências depressivas e suicidas”. O sinal gráfico dá nome, inclusive, a um projeto, o Project Semicolon (semicolon é ponto e vírgula em inglês), que nasceu em 2013 com o intuito de trazer amor e esperança para quem tem tendências depressivas, suicidas ou a automutilação e construir uma vida melhor para pessoas em todo o mundo que enfrentam doenças mentais.

Ponto e vírgula, na Língua Portuguesa, deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. Na intuição dos idealizadores do projeto significa quando um autor pode terminar uma frase, mas escolhe continuar.

Para Adielson Agrelos, coordenador do GT Produção da Pascom Brasil e coordenador da Pascom no Regional Leste 1,

a série ‘Ponto & Vírgula’ representa o desejo e a disponibilidade da Pascom Brasil de se colocar disponível e próxima de todos os que passam tribulações e sofrimentos nesse momento, sejam eles quais for. “Ponto & Vírgula” é um suspiro breve para retomar o fôlego e seguir adiante, ir em frente, continuar!

Fonte: Pascom Brasil

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing