AO VIVO
AO VIVO
Home TURISMO Geoparque Cânions do Sul, composto por Torres, será avaliado por representantes da UNESCO

Geoparque Cânions do Sul, composto por Torres, será avaliado por representantes da UNESCO

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Segundo a prefeitura de Torres, os municípios que fazem parte do território do Geoparque Cânions do Sul, receberão a visita de profissionais responsáveis pela avaliação que vai definir se a área será reconhecida como Geoparque Mundial da UNESCO.

O Geoparque é composto por sete municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catrina, são eles Torres, Mampituba, Jacinto Machado, Cambará do Sul, Timbé do Sul, Praia Grande e Morro Grande.

Conforme documento enviado pela UNESCO, a missão prevista para acontecer até o final de novembro, será realizada por dois avaliadores, um de Portugal e um do México. A equipe do Geoparque está em tratativas para definir a melhor data de acordo com a disponibilidade dos profissionais.

A anúncio foi feito pelo prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Carlos Souza, em coletiva de imprensa realizada na tarde da última quarta-feira, 13 de outubro: “Os avaliadores estarão percorrendo todos os sete municípios do Geoparque para observar in loco o nosso trabalho como Geoparque. O objetivo é verificar se estamos de fato atuando de acordo com as diretrizes do Programa de Geoparques da UNESCO que envolve principalmente temas como: a valorização do nosso patrimônio geológico e cultural, a educação e o turismo sustentável”, destacou o presidente do Consórcio.

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é considerado oficialmente um Geoparque Aspirante ao título. Em 2019, o Consórcio enviou o dossiê de candidatura, que já foi avaliado e aprovado pela UNESCO. Por isso, o território está apto a receber agora a missão de avaliação.

O resultado sobre a chancela sairá no próximo ano. O relatório produzido pelos avaliadores será decisivo para que a UNESCO possa concluir sobre o título. Ao receber este reconhecimento, o Geoparque Cânions do Sul passa a fazer parte da Rede Global de Geoparques, o que representa principalmente novas oportunidades de divulgação internacional e consequente valorização do turismo sustentável na região, entre outros benefícios.


Fonte: ASCOM prefeitura de Torres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing