AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Assembleia Diocesana de Pastoral é convocada pelo bispo da Diocese de Osório

Assembleia Diocesana de Pastoral é convocada pelo bispo da Diocese de Osório

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, convoca a Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP) nesta terça-feira, 12 de outubro, dia em que a Igreja Católica no Brasil celebra a Solenidade de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

A Assembleia será presencial no dia 23 de outubro, iniciando às 9h com a Santa Missa na igreja São Pedro, em Terra de Areia e, após a celebração, seguirá até às 15h. A Celebração Eucarística será transmitida pela Pastoral da Comunicação (Pascom) para o Facebook e Youtube da Diocese e compartilhada no Facebook das 23 paróquias que compõem a Diocese.

De acordo com o bispo dom Jaime Pedro, citando o Regimento da Diocese de Osório, a Assembleia Diocesana de Pastoral ocorre anualmente e é considerada a instância máxima do processo de participação do povo de Deus e expressão da representatividade na Diocese. Sua finalidade principal é colaborar no discernimento, encaminhamento e desenvolvimento da ação evangelizadora na Diocese.

Confira a íntegra da Convocação:

Convocação para a Assembleia Diocesana de Pastoral 2021

Estimados irmãos e irmãs,

paz e alegria no Senhor Jesus, nossa esperança e vida!

Por meio desta, venho convocar a Assembleia Diocesana de Pastoral a realizar-se no sábado, dia 23 de outubro, na sede da Paróquia São Pedro, no centro da Terra de Areia.

Em sintonia com o convite do papa Francisco na sua mensagem para a Jornada Missionária Mundial, convoco-vos a participar da Assembleia Diocesana de Pastoral, cientes que nossa primeira missão é EVANGELIZAR e, também, que nossa vida de fé enfraquece, perde a profecia, o encantamento e a gratidão caso fiquemos isolados em nós mesmos, fechados em si e em pequenos grupos. Por sua própria natureza, a vida de fé exige crescente abertura, capaz de alcançar e abraçar a todos. Vinde fazer comunhão conosco e vibrarmos juntos pela nossa missão.

Como determina nosso Regimento, devem participar da Assembleia Diocesana de Pastoral: o Bispo Diocesano, os presbíteros e diáconos, os membros da Vida Consagrada, os membros do CDP e CAED, os seminaristas, os coordenadores diocesanos das pastorais, ministérios, movimentos e associações eclesiais.

Para essa ocasião, em função do lançamento do III Plano Diocesano de Pastoral, convocamos também os coordenadores paroquiais de cada força pastoral: 1) Catequese, 2) Conselhos Paroquiais e Pastoral do Dízimo, 3) Pastoral Litúrgica, 4) Pastorais Sociais, 5) Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs), 6) Juventudes, 7) Pastoral da Comunicação (PASCOM), 8) Casais e Movimentos e 9) Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Em previsão dos trabalhos de grupo, cada Paróquia envie uma pessoa realmente envolvida em cada uma dessas forças, para compreender o que é proposto no III Plano de Pastoral Diocesano e auxiliar nos devidos encaminhamentos.

A Assembleia começa com a Celebração Eucarística, pontualmente às 9 horas, na igreja São Pedro, sede da Paróquia, presidida por mim. É muito importante a presença de todos neste momento de abertura, escutando juntos a Palavra e alimentando-nos com o Pão da Vida.

Nossos trabalhos devem ir até, aproximadamente, às 15 horas. Gostaria de contar com a participação de todos até o final, momento em que faremos a celebração do envio. Como já é de costume, espera-se que cada pessoa traga alimentos para o lanche da manhã nos diferentes grupos. Café, chá e almoço quente serão preparados no local.

Na alegria de encontrarmo-nos para esse momento marcante de nossa caminhada diocesana, quando lançaremos o III Plano de Pastoral Diocesano, construído a muitas mãos e que deverá nortear nossos passos e iniciativas pastorais nos próximos anos, vos saúdo e abençoo.

Osório, 12 de outubro de 2021,

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.

+ Jaime Pedro Kohl

Bispo Diocesano,

pela Coordenação Diocesana de Pastoral.

Fonte: Diocese de Osório

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing