AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO Coleta Missionária: uma das formas apoiar o trabalho missionário da Igreja Católica no mundo

Coleta Missionária: uma das formas apoiar o trabalho missionário da Igreja Católica no mundo

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Igreja no Brasil e no mundo celebra, nos próximos dias 23 e 24 de outubro, o Dia Mundial das Missões, que é comemorado no terceiro domingo de outubro. Neste fim de semana, as comunidades e paróquias realizam a Coleta Missionária, ação solidária que integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Campanha Missionária realizada sempre no mês de outubro desde 1972.

Para animar as comunidades e as pessoas de boa vontade a colaborarem com a Campanha Missionária 2021 – que tem como tema: “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20), o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, gravou um vídeo explicando as formas de participar do mês dedicado às missões.

“Segundo o Papa Leão XIII há três formas de cooperar com a missão que é de Deus. A primeira delas, a oração; a segunda a ajuda material; a terceira, o envio de missionários e missionárias. A missão se faz com os joelhos que rezam, com as mãos que partilham e os os pés que partem”, ressalta padre Maurício no vídeo.

Ao destacar o tema da Campanha, padre Maurício Jardim, recordou que o Papa Leão XIII, no final do século XIX já resumiu que a missão se faz com os joelhos que rezam, com as mãos que partilham e com os pés que levam ao caminho para lugares distantes.

Saiba como doar

As POM enviaram a todas as arquidioceses e dioceses brasileiras o envelope que deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações 23 e 24 de outubro. Neste ano, para aqueles que desejarem fazer a sua doação sem sair de casa, as POM disponibiliza a transferência por PIX, tornando mais fácil o acesso. A chave pix é o email: [email protected]

As ofertas devem ser integralmente enviadas às POM que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade, em Roma, para apoiar projetos missionários em todo o mundo. A coleta missionária é uma forma de lembrarmos da importância de nossa participação com a missão no mundo.

Em 2020, o Fundo Mundial de Solidariedade distribuiu aos projetos missionário mais de R$ 680 milhões. As dioceses do Brasil puderam colaborar com um total de  R$ 5.005.994,86.

A Campanha Missionária é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em colaboração Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Saiba como acontece a Coleta Missionária

No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da coleta para as missões. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias. A colaboração do Dia Mundial das Missões tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Desta coleta, 80% são destinados para auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

Até o final do ano, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF). A direção nacional das POM comunica a Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado, e repassa os valores para o Fundo Mundial de Solidariedade.

A Assembleia Geral das POM, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são: Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização; Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão; Meios de comunicação social e de transportes; Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas; Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais; Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos; e Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.

Acesse aqui todo o material da Campanha Missionária 2021

Fonte: POM

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing