AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Torres opera com baixo estoque de bolsas de sangue para emergência

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Torres opera com baixo estoque de bolsas de sangue para emergência

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Um índice preocupa no Estado: durante a pandemia, caiu em 20% o número de doações de sangue nos hemocentros, responsáveis por abastecer os hospitais gaúchos.

Foto: Michelle_Gordon_por_Pixabay

“Com a pandemia, diminuiu muito mais o fluxo de doação e aumentou muito mais a necessidade de sangue nas UTIs”, ressalta Clarissa Dias Fraga, técnica em Enfermagem no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, onde o número baixo de bolsas para casos de emergência também preocupa.

Clarissa trabalha na Agência Transfusional da instituição, unidade que não faz a captação de sangue, mas recebe as bolsas de sangue do Hemocentro de Porto Alegre e faz a distribuição conforme critérios médicos.

“A Agência Transfusional do HNSN é vital dentro da nossa região, pois é uma unidade que presta atendimento 24 horas por dia, atendendo a demanda transfusional com fornecimento de hemocomponentes aos pacientes que necessitam. Estes geralmente são as vítimas de acidentes ou ferimentos com sangramento ativo grave, hemorragias digestivas, mulheres com sangramento no pós-parto, casos cirúrgicos como amputações e demais cirurgias traumatológicas, CTI e CTI covid”, explica Clarissa.

Número ideal

Segundo a técnica em Enfermagem, para a agência operar com tranquilidade, o número ideal de bolsas de concentrados de hemácias em estoque deve ser 14 por dia. Na sexta-feira (26), o hospital contava com um estoque de 8 unidades. O número preocupa por estarmos nos aproximando do final do ano, quando a demanda aumenta e as doações diminuem, em razões de datas como Natal, Ano-Novo e Carnaval.

Para que a situação não fique mais crítica, Clarissa deixa um recado: “Mais do que palavras, as ações começam dentro de nós, e são elas que fazem o ser humano ter mais uma chance. Seja essa chance que o próximo necessita, seja doador de sangue”.

Seja um doador

Por isso a importância do Dia Nacional do Doador de Sangue, que foi lembrado na última quinta-feira (25), e da Semana Nacional do Doador de Sangue (entre 23 e 28/11). Em uma doação de sangue, a quantidade retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados, no máximo, 450ml.

“Orientamos àqueles que têm disponibilidade para doar que se dirijam ao Hemocentro do Estado, em Porto Alegre, que é a nossa referência. Sempre que possível, também organizamos campanhas de doação de sangue, com o auxílio da prefeitura, e levamos os doadores até o hemocentro”, afirma Clarissa.

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul

*Agendamento de doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pelo site saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue
*E-mail: [email protected]
*Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3.722, Partenon, Porto Alegre
*Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

O que é preciso para doar

– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing