AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Possível desvio de função da Guarda Municipal de Patrimônio de Torres gera discussão no município

Possível desvio de função da Guarda Municipal de Patrimônio de Torres gera discussão no município

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Nas últimas semanas, a função e emprego da Guarda Municipal de Patrimônio de Torres têm gerado discussão no município. O tema foi assunto de recentes sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Torres, onde alguns representantes do legislativo alegam que os funcionários públicos, que hoje prestam o serviço, estariam realizando desvios de funções para os quais foram concursados.

De acordo com vereadores, o efetivo da Guarda Municipal de Patrimônio vem sendo empregado de forma irregular, em ações ou operações e principalmente em apoio à Brigada Militar. Além disso, a Guarda também não teria, estrutura e preparo para desempenhar ações além da guarda de patrimônios, por exemplo prédios e obras do município, não estando apta para abordar civis, e realizar serviços de fiscalização.

Dentre as acusações, também estaria o fato da Guarda não utilizar equipamento para tais atuações de fiscalização, como a falta de colete, armas e conhecimento técnico para operá-los.

“Os guardas que nós temos hoje são Guardas Patrimoniais, não está dentro das atribuições deles atacar veículos solicitando documentos e apartar brigas. Não podemos exigir das pessoas que elas façam trabalhos que não estão dentro das suas atribuições.” apontou o presidente da Câmara de Vereadores, Gibraltar Vidal (PP).

Em fevereiro de 2017, o prefeito de Torres, Carlos Souza (PP) sancionou a Lei Complementar 71/2017, que acrescentava atribuições ao cargo de Guarda Municipal de Patrimônio. Entre as atribuições destacadas na Lei, estão exercer vigilância em locais previamente determinados; realizar ronda e inspeção em intervalos fixados adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações nos edifícios, praças, jardins; acompanhar funcionários, quando necessário, dentre outras atividades sem relação ao emprego que os vereadores alegam estar sendo executado.

Durante o carnaval de 2021, A Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e os setores de Fiscalização e Trânsito da prefeitura de Torres realizaram uma Operação Integrada, que, segundo a prefeitura, visou a segurança dos visitantes e moradores e também o combate à disseminação da Covid-19. De acordo com matéria, publicada pela assessoria de comunicação no site oficial da prefeitura de Torres, durante a operação, foram desenvolvidas pelo 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (2ºBPAT) juntamente com a Guarda Municipal de Patrimônio ações de patrulhamento, abordagens, identificação de pessoas e veículos em áreas sensíveis de acordo com a análise dos índices de criminalidade.

Em contato com central de jornalismo da Rádio Maristela, a assessoria de comunicação da prefeitura de Torres informou que a Guarda é para patrimônio, com obrigação de zelar por praça, jardins e logradouro, conforme consta na Lei, e que realiza operações em conjunto com outros órgãos, como a Brigada Militar, sempre com intuito de zelar o patrimônio público. Não houve esclarecimento em relação às alegações de vereadores que afirmam ver Guardas realizando trabalhos de fiscalização.

Foto: PMT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing