Arroio do Sal vai receber o projeto Praia Acessível no próximo dia 08 de janeiro de 2022, junto ao Quiosque do Turista, na área central do município. A ação é destinada a moradores e visitantes com deficiências físicas ou com mobilidade reduzida para curtir o que há de melhor no verão, um banho de mar ou um passeio à beira-mar.

O equipamento foi recebido pelo secretário de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, Israel Irassochio, e a secretária-adjunta, Francine Nascimento, durante o evento Operação RS Verão Total do governo do Estado, no último domingo, 19/12, em Capão da Canoa.

De acordo com o secretário da pasta, Israel Irassochio, o projeto Praia Acessível consiste na disponibilização de cadeiras anfíbias para que as pessoas possam curtir a praia, banho de mar ou um passeio na orla com segurança e dignidade.

O projeto é realizado nos principais balneários do Rio Grande do Sul, oferecendo cadeiras anfíbias para o banho assistido. A cadeira anfíbia é um modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia. Feitas em materiais resistentes à água: como o plástico, o alumínio e o aço inox, essas cadeiras são leves e não afundam na água.

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), explica que somado ao projeto Praia Acessível, recentemente o município construiu a passarela de acesso a orla central do município com acessibilidade para pessoas com deficiências, garantindo o livre acesso à beira-mar à todas as pessoas em igual condição.

Segundo dados da Faders – Acessibilidade e Inclusão, entre 2015 e 2017, mais de 8 mil pessoas foram beneficiadas. Apenas no verão 2017/2018, foram 3.406 banhos no Estado. Cerca de 20% a mais do que no verão anterior.

Para participar

Para participar é só procurar a equipe responsável pelo projeto em Arroio do Sal, aos sábados, junto ao Quiosque do Turista, durante a temporada de verão, nos horários das 9h às 12h, e das 15h às 18h. O serviço será oferecido até o carnaval, dia 26/02, sábado.

O projeto Praia Acessível é promovido pela Faders – Acessibilidade e Inclusão desde 2012, com parceiros públicos, privados e voluntários, com o propósito de criar uma cultura de respeito à acessibilidade à beira-mar e incentivar os gestores públicos a implementar e manter projetos permanentes de acessibilidade em seus municípios.

:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.

Fonte: Ascom PMAS / Melissa Maciel