A partir do dia 27 de janeiro, o principal cartão turístico de Torres, o Parque da Guarita, disponibilizará aos moradores e visitantes trilhas guiadas. Para participar das trilhas, basta realizar inscrição no pórtico de entrada do Parque.

São quatro opções de trilhas gratuitas e guiadas por profissionais técnicos, como oceanologo, biólogo, turismólogo e outros. Os grupos terão no máximo 15 pessoas.

Ao longo das trilhas serão trabalhados diferentes conteúdos. É uma importante oportunidade de conhecer a história do parque, a biologia e a parte turística. Um dos propósitos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, é sensibilizar a importância e preservação do Parque.

Todas as trilhas partem do Centro de Atendimento ao Turista- CAT da Guarita. São elas:

Trilha Azul- tratará sobre o Geoparque, Guarita, Torres Sul/Itapeva Inferior e Praia de Fora. É considerado um roteiro fácil, de um quilômetro, com uma hora de duração, Será realizado às segundas, quartas e sextas, às 8h, e aos domingos, às 16h.

Trilha Verde- abordará a Guarita, Vegetação Leste, Vegetação Oeste, Ponto Vista dos Morros e Aves. É também considerada uma trilha fácil, de um quilômetro e meio com cerca de 70 minutos de duração se for a pé e 50 minutos se for de bicicleta. Ocorre aos sábados, às 8h, e terças e quintas, às 16h.

Trilha Laranja-tratará sobre o Geoparque, Torres Sul/Itapeva Inferior, Porto, Lendas, Lagoa dos Suspiros, Ilha dos Lobos e Animais Migratórios, Praia da Cal e Morro do Farol, Dunas, Vegetação Oeste e Aves. O roteiro é considerado moderado, com cerca de dois quilômetros e 200 metros, com duas horas de duração. Acontece terças e domingos, às 8h, e quartas e sextas, às 16h.

Trilha Vermelha- abordará Geoparque, Torres Sul/Itapeva Superior, Torres Sul/Itapeva Inferior, Porto, Lendas, Lagoa dos Suspiros, Ilha dos Lobos e Animais Migratórios, Praia da Cal e Morro do Farol, Dunas, Vegetação. É considerada uma trilha difícil, com dois quilômetros e 600 metros, com a previsão de duração de duas horas e meia. Ocorre nas quintas-feiras, às 8h, e às segundas e sábados, às 16h.