A Brigada Militar, por meio do 2° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2°BPAT), tem intensificado as ações de polícia ostensiva e preventiva nas escolas do município de Torres.
De acordo com a Corporação, essas ações tem como principal objetivo a preservação da ordem pública, com o foco na prevenção contra a violência na comunidade escolar, e a atuação efetiva da Brigada Militar nas possíveis ameaças de ataques e brigas.
O efetivo local tem realizado palestras com os alunos das escolas, além da atuação efetiva do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
Durante essas ações, a Brigada Militar juntamente com o Executivo Municipal e a comunidade escolar, vem acompanhando as rotinas escolares e a retomada das aulas presenciais.
Ameaças de massacre em escola de Torres:
Diante de mensagens pichadas em paredes da E.E.E.F. Justino Alberto Tietboehl de Torres, e do registro de violência em outras escolas de cidades do Litoral Norte, como Capão da Canoa e Tramandaí, além de instituições de ensino na Serra e Grande Porto Alegre nos últimos dias, a Brigada Militar de Torres realizou uma conversa na quarta-feira, 20/04, orientando alunos e professores.
Em entrevista à Rádio Maristela, o comandante da Brigada Militar de Torres, capitão João César Verde Selva, afirmou que o caso pode estar relacionado com o retorno presencial às escolas no pós-pandemia, em que comportamentos violentos têm ocorrido com frequência deste então.