AO VIVO
AO VIVO
Home ECONOMIA Tarifa da água terá reajuste a partir de 1º de julho

Tarifa da água terá reajuste a partir de 1º de julho

por Paula Borges
A+A-
Reset

Tamandaí terá reajuste na tarifa de água da Corsan de 10,54% a partir de 1º de julho. O reajuste foi  homologado pela Agesan RS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul), agência da qual Tramandaí faz parte. Já nos demais municípios do litoral Norte atendidos pela Corsan com regulação da Agergs ( Agência Reguladora de Serviços Delegados), o reajuste será de 12,65%, entretanto este reajuste ainda não foi homologado pela Agergs, o que deve acontecer nos próximos dias. Tramandaí associou-se a Agesan em 2021, devido a falta de fiscalização da Agergs.

A Agesan-RS, a Ager ( Agência Reguladora de Erechim) e a Agerst (Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst), três das cinco agências que regulam os serviços de saneamento na área de atendimento da Corsan, homologaram os respectivos reajustes tarifários referentes ao período compreendido entre julho de 2022 e junho de 2023. Os índices passarão a incidir sobre as faturas emitidas a partir de 1º de julho de 2022. O reajuste tem amparo legal nos Contratos de Programa e na Lei Federal nº 11.445/2007, alterada pela Lei Federal nº 14.026/2020 (Novo Marco do Saneamento).

O propósito do reajuste anual é atualizar monetariamente a estrutura de custos homologada pelas agências reguladoras no processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP) de 2019. A metodologia de reajuste adotada pela Agesan-RS, Ager e Agerst consiste na aplicação do IPCA acumulado no período de março de 2021 a fevereiro de 2022.

Fonte: JP News Litoral

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing