A empresa Torrescar Transportes tomou a decisão, nesta tarde de quarta-feira, 23 de maio, de reduzir os horários das linhas municipais, devido à greve dos caminhoneiros que está atingindo a distribuição de combustíveis em todo o país.
Abaixo segue a relação de horários que começará a vigorar a partir de quinta-feira, 24 de maio, por tempo indeterminado.

TRÂNSITO
Operação Falso Negativo apura falsificação de exames toxicológicos para renovação de CNH
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma, que atua na área criminal, deflagrou nesta terça-feira (22/5), a Operação Falso Negativo, que visa a combater a falsificação de exames toxicológicos para renovação de carteiras nacionais de habilitação para motoristas profissionais. A força-tarefa está cumprindo três mandados de busca e apreensão – dois na casa dos investigados e em um laboratório de análises químicas – e dois de prisão temporária.
A apuração iniciou em janeiro de 2018 com a instauração de um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) pela 10ª Promotoria de Justiça de Criciúma, após informações de que uma auxiliar de laboratório estaria vendendo a motoristas profissionais exames toxicológicos com a garantia de resultado negativo. A investigação do GAECO apurou que o valor cobrado dos candidatos que buscavam o exame toxicológico falsificado era de aproximadamente R$ 1.200,00, quando a média praticada no mercado era de R$ 250,00 a 300,00 por um exame realizado normalmente.
Segundo a apuração, o material enviado para o exame laboratorial, em São Paulo, era fornecido por outra pessoa que não havia feito uso de drogas nos meses anteriores. Assim, o resultado negativo para o uso de drogas apresentado no exame permitia ao candidato obter ou renovar a carteira nacional de habilitação na categoria pretendida.
A Lei Federal nº 13.103/15, conhecida como Lei do Caminhoneiro, estabeleceu que os condutores das categorias C, D e E são obrigados a fazer o exame toxicológico de larga janela de detecção tanto para obtenção, alteração de categoria, como para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As substâncias pesquisadas nos exames são: maconha e derivados; cocaína e derivados (crack, merla e outros); anfetaminas (rebites); metanfetaminas (speed, ice e outros); ecstasy (MDMA e MDA); opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros), codeína, femproporex, mazindol, oxicodona e anfepramona. O exame toxicológico não detecta consumo de energéticos, antidepressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e similares.
As investigações terão sequências para descobrir o maior número de pessoas que compraram os falsos exames, bem como para apurar a participação de outras pessoas no esquema criminoso.
Fonte: Nortesul
Pneus foram queimados, na noite desta segunda-feira (21), às margens da Free Way. O protesto contra o elevado preço dos combustíveis foi realizado no quilômetro 70 da BR-290, em Gravataí.
Devido à queima de borracha havia muita fumaça e prejuízo à visibilidade dos motoristas. Equipes da Triunfo Concepa combateram as chamas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal ( PRF), o manifestantes tentam evitar que caminhões sigam viagem, mas não houve bloqueio para automóveis e ônibus.
Ainda conforme a PRF, caminhões seguem estacionados na pista lateral da BR-101, em Três Cachoeiras, onde iniciaram protesto no início da manhã de ontem. O bloqueio no trecho é também apenas para veículos de carga. Apesar da paralisação de caminhoneiros em várias rodovias do Rio Grande do Sul e do Brasil, a Petrobras anunciou o 11º reajuste dos preços da gasolina e do diesel nas refinarias em 17 dias.
Fonte: Litoral na Rede
Com o preço médio da gasolina no Rio Grande do Sul em R$ 4,439 e o valor máximo colado nos R$ 5 (R$ 4,979, em Bagé), segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), encher o tanque é uma tarefa cada vez mais pesada para o consumidor. Mas existem formas de economizar no consumo de combustível sem a necessidade de grandes adaptações no carro ou na forma de conduzir.
Para reduzir os gastos mensais com abastecimento em até 40%, basta que sejam colocadas em prática algumas medidas simples na direção e na manutenção dos veículos. Confira algumas dicas abaixo.
Cuidados com o carro
Velas
– Estão entre os itens que mais influenciam no consumo. Precisam ser trocadas com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. Se as velas estão ruins, a queima de combustível fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.
Calibragem de pneus
– Pneus murchos ou com a calibragem errada fazem o carro consumir mais combustível. A calibragem deve ser feita, no máximo, a cada 15 dias, seguindo as orientações das montadoras para pressão, que é diferente para traseira e dianteira e se o veículo está carregado ou não. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo.
Peso
– Um carro mais pesado precisa de maior aceleração para se movimentar. Quanto mais carregado, mais o veículo consome. Por isso, é fundamental observar o peso máximo recomendado. Estudos mostram que 40 quilos de excesso de peso aumentam o consumo em até 2%. Revise os objetos inúteis deixados no porta-malas.
Troca de marcha
– A troca de marcha faz muita diferença. Os veículos trazem, no manual, a velocidade certa para a mudança. Um carro a 40 km/h não pode estar em quinta marcha, por exemplo. O uso do câmbio deve ser suave.
Ar-condicionado e filtros
– O ar-condicionado aumenta, em média, 20% o consumo do veículo. Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas montadoras. Em caso de entupimento, eles interferem na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais.
Fonte: Gaúcha ZH
O alto preço dos combustíveis e a falta de segurança nas rodovias federais são alguns dos motivos que levam os caminhoneiros a realizar uma manifestação na manhã desta segunda-feira,21, na BR 101 em Araranguá.
De acordo com um dos organizadores, a manifestação é uma forma de conscientização. “Mais de 80% dos produtos são transportados pelos caminhoneiros e a cada dia está mais difícil trabalhar neste ramo. Queremos conscientizar a população sobre a falta de valorização da nossa categoria”.
O manifesto acontece a nível nacional durante esta segunda-feira, 21. “Todos os estados estão mobilizados neste ato, no Rio Grande do Sul, Paraná e em Santa Catarina a manifestação já é uma realidade. No nosso estado, trechos como o de Itajaí estão totalmente paralisados”.
O que mais assusta os caminhoneiros é o preço dos combustíveis, comenta Odair Pereira. “Em três meses o preço do combustível praticamente dobrou e isso é frustrante para nós”.
Na BR 101 em Araranguá o trecho paralisado foi nas nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal. A via não foi fechada, mas houve a queima de pneus e uma forte fumaça tomou conta e dificultou o tráfego dos pequenos veículos.
Fonte: w3 Revista
Uma das quatro pessoas feridas em um acidente na localidade do Barro Vermelho, em Santo Antônio da Patrulha, morreu no fim da manhã desta quinta-feira (17) no Hospital do Município. A vítima foi identificada como Maria Teresinha da Silva Mendes. Ela e outras três pessoas estavam em um carro que bateu de frente em um caminhão na ERS-030.
Outras duas mulheres e um homem permanecem internados. As vítimas ficaram presas nas ferragens do automóvel. Eles foram identificados como Maria Nilza Grassmann, Nair da Silva Luz e Deroci Silveira de Souza.
O acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quinta-feira quando os quatro idosos iam para uma aula de hidroginástica.
Fonte: Litoral na Rede
Em medida cautelar, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, determinou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) elaboração, em 10 dias, de novo cálculo para a redução do valor dos pedágios cobrados na BR 290 (freeway), trecho Osório-Porto Alegre e entrada da BR 116, pela concessionária Triunfo Concepa.
A decisão do ministro se baseia em duas argumentações. Na avaliação do TCU, a ANTT não levou em conta o aumento de tráfego na freeway decorrente da redução em 49,8% no valor dos pedágios da rodovia, determinada pelo próprio ministro, em julho de 2017. Desde então, o valor no pedágio de Gravataí para carros é de R$ 3,50 e, em Eldorado do Sul e Santo Antônio da Patrulha, R$ 7,10.
Se era previsto incremento no fluxo de veículos na rodovia certamente haveria também crescimento da receita da concessionária, fato que a ANTT não incluiu nos seus cálculos quando estabeleceu o índice de redução tarifária no ano passado, explicou o ministro. Ou seja, o índice de corte da tarifa deveria ter sido maior.
Outro argumento, de acordo com Nardes, é o fato de a ANTT haver superestimado os custos de conservação da estrada. Ao elevar além da realidade essas despesas, a Agência acabou beneficiando a concessionária, observou o ministro. A medida cautelar foi expedida nessa quinta-feira.
Consultada sobre a determinação do ministro, a ANTT confirmou na tarde de sexta-feira o recebimento da medida cautelar. Segundo assessores, o ofício chegou na agência, porém ainda não havia entrado em tramitação. Por esse motivo, a ANTT deverá executar a cautelar no decorrer da próxima semana.
Redução nas tarifas da freeway ocorreu há quase um ano
Em julho de 2017 se encerrou o prazo de 20 anos do contrato de concessão da Triunfo Concepa na rodovia. Como o ministério dos Transportes não elaborou novo edital de licitação da concessão, o ministro autorizou a prorrogação por até 24 meses do contrato de concessão da Concepa, até o novo edital de licitação. Em troca, Nardes exigiu corte no valor dos pedágios.
Por meio da sua assessoria, a Concepa informou o contrato de concessão foi estendido em 12 meses por proposta da ANTT, que definiu a nova tarifa e demais condições contratuais. Essas premissas foram consideradas pela concessionária e incorporadas nos direitos, obrigações e riscos assumidos durante o período de extensão, formalizados a partir da assinatura do 14º termo aditivo, publicado no Diário Oficial da União em 4 de julho de 2017.
Dessa forma, “a concessionária mantém seu compromisso histórico de qualidade na infraestrutura e na prestação de serviços à sociedade gaúcha”.
Motorista de veículo morre após colidir em caminhão tanque na BR 101
Um grave acidente de trânsito chamou a atenção de quem trafegava pela BR 101 sentido sul, na manhã deste sábado, dia 05. Segundo informações, a colisão entre um Fiat Uno de cor escura e um caminhão tanque, foi registrada às 09h45min, no trecho duplicado da BR 101, em cima do elevado, sentido sul, no bairro Sanga da Areia em Araranguá.
Informações extraoficiais colhidas no local do acidente, o Fiat Uno colidiu na traseira de um caminhão que transportava combustível e com o forte impacto, a cabine do caminhão foi projetada para a marginal da BR, e o automóvel pegou fogo.
Ocondutor do caminhão que estava usando cinto de segurança foi atendido pelo Samu e levado ao hospital. Já o motorista do automóvel foi projetado para fora do veículo e morreu entre os rodados do caminhão e o meio fio.
Como o automóvel incendiou, as chamas atingiram as rodas de trás do caminhão tanque, causando risco de explosão e por isso as duas pistas da BR foram interditadas e os veículos desviados pela marginal da Rodovia Federal.
Vários caminhões tanques dos Bombeiros atuaram na ocorrência, assim como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Instituto Médico Legal (IML) que recolheu o corpo do motorista do Fiat Uno que segue sem identificação.
Quilômetros de congestionamento se formou nos dois sentidos da BR 101, sendo que por volta das 11h30min, as filas sentido sul estavam antes da balança de fiscalização.
Fonte: Revista W3
O calendário do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já terminou no Rio Grande do Sul, mas os prazos para exigência do licenciamento de 2018 ainda não venceram para algumas placas. No caso dos veículos com placas com finais 1,2 e 3, as autoridades que fiscalizam o trânsito já podem exigir o novo documento.
Para números com outros finais, os prazos se encerram nos próximos meses. Para placas que terminam em 4, 5 ou 6, o novo documento é obrigatório a partir de 1º de junho. Para os finais 7 e 8, a exigência do licenciamento deste ano ocorre a partir de 1º de julho. Já para as placas que terminam em 9 e 0, a obrigatoriedade é a partir de 1º de agosto.
As informações foram divulgadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do RioGrande do Sul (Detran-RS), que alerta que, além do pagamento do IPVA, a emissão do documento do veículo está condicionada ainda ao pagamento de outras taxas.
O proprietário deve quitar também o seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) e multas vencidas, se houver. Caso tenha pago o IPVA e ainda não tenha recebido o documento, o proprietário deve primeiro verificar junto ao DetranRS se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo e do
envio do documento no site, em Consulta de Veículos, informando a placa e o Renavam.
Conforme o Código Brasileiro de Trânsito, dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH, além de remoção do veículo a depósito, até a regularização.
Fonte: Litoral na Rede
Mulher tenta evitar que carro seja guinchado e acaba detida em Tramandaí
Uma barreira da Brigada Militar (BM) terminou em confusão na tarde dessa quarta-feira (02) na Avenida Fernandes Bastos, junto à Ponte Giuseppe Garibaldi, em Tramandaí. Os policiais abordaram um veículo que estava com o licenciamento vencido e a motorista tentou evitar que o carro fosse colocado sobre o guincho.
Segundo testemunhas, a mulher parou entre o carro e guincho. Ela estaria indignada porque o licenciamento estava atrasado há apenas dois dias. Houve confusão e a condutora acabou detida. Um homem que filmava a ação policial teve o celular apreendido.
De acordo com a BM, a detenção da motorista foi por desacato e desobediência. Ela foi apresentada na Delegacia para registro da ocorrência e liberada depois. Conforme o comando da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bpat), a apreensão do smartphone ocorreu para comprovar a ação dos policiais e o aparelho foi entregue à Polícia Civil.
A BM de Tramandaí informou ainda que a barreira tinha como principal objetivo coibir a
criminalidade e não apenas fiscalizar a regularidade dos veículos.
Fonte: Litoral na Rede
