A Relação Anual de Informações Sociais- RAIS divulgada pelo Ministério do Trabalho neste ano de 2018 apresentou Torres como destaque na área de Atividades Turísticas no Litoral Norte Gaúcho. O município se sobressai com a maior quantidade de estabelecimentos e empregados no setor turístico da região, num cenário comparativo com os 22 municípios do território.

Torres representa 23,4% no número de empregados em ACT’s- Atividades Características do Turismo na região. Os números são superiores aos de cidades mais populosas
do Litoral Norte, como Capão da Canoa, com sua estimativa de 52.004 habitantes, e Tramandaí, com 50.760 pessoas, de acordo com o IBGE. Em Capão da Canoa estão
22,9% dos empregados no ramo do Turismo no território, enquanto Tramandaí apresenta uma porcentagem de 14,1%, 9,3% a menos que Torres.
Já no número de estabelecimentos voltados para atividades turísticas, em Torres localizam-se 21,2% dos existentes na região. Das Atividades Características do Turismo,
serviços de alimentação e hospedagem são os com maior quantidade de estabelecimentos e empregados no Litoral.
Fonte: Prefeitura de Torres
TURISMO
Jacinto Machado sedia reunião do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul
Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, responsável por estratégias de desenvolvimento integrado da região composta por sete municípios: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Praia Grande, Timbé do Sul, Morro Grande e Jacinto Machado, em Santa Catarina, se reuniram, na manhã desta quarta-feira, 19, no gabinete do prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, Gaiola, para tratar sobre o principal projeto promovido pelo Consórcio: o Geoparque Cânions do Sul.
Na assembleia dos prefeitos, foram apresentados e aprovados o relatório geral de Atividades e a Prestação de Contas dos recursos geridos pelo consórcio. Também foram debatidas ações e demandas do Projeto Geoparque. “A união dos prefeitos em torno deste projeto é fundamental para sua concretização”, reforçou o prefeito de Torres Carlos Souza, presidente do Consórcio.
O prefeito Gaiola, destacou a importância da integração dos municípios para o desenvolvimento econômico e social do território. “Estamos vendo o resultado do projeto nas ações desenvolvidas em todo o território, e estamos cada vez mais focados na busca pela certificação”, completou.
O projeto Geoparque visa a preparação da região para ser classificada como um dos Geoparques Mundiais da Unesco. Os Geoparques são áreas geográficas unificadas, onde paisagens de relevância geológica internacional são administradas com base em 3 conceitos: geoconservação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Participaram da reunião o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre; prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, vice-prefeito de Jacinto Machado Aldo Brognoli, de Morro Grande, Valdionir Rocha e de Torres, Carlos Souza, além do secretário de Turismo de Jacinto, José Carlos Zanatta.
Fonte: Agora / Itaionara Recco/Assessoria de Imprensa
Ato de Lançamento dos Roteiros de Turismo Rural de Mampituba acontece na 41ª Expointer
A Casa de Emater inaugurada nesta edição da Expointer foi o palco do Ato de Lançamento dos Roteiros de Turismo Rural de Mampituba que aconteceu na tarde desta quarta-feira (29/ago), evento que fazia parte da programação Oficial da 41ª Expointer. A apresentação dos roteiros coube aos turismólogos Jonas Carlos Scheffer e Vilson Nascimento Júnior (Juninho) que explanaram aos presentes as belezas naturais de Mampituba e os seguintes roteiros turísticos:
”Roteiro Caminho dos Vales e das Cascatas: Entre Sabores & Trilhas” – Caracteriza-se como um tour pelo interior do município desenvolvido para contemplar seus principais atrativos turísticos. Trata se de uma atividade com caminhada e veículo e possui tempo de duração entre sete e oito horas.
”Roteiro Contos & Encantos da Estância” – Com visitas a propriedades rurais onde parte da história se faz presente através de contos, causos e paisagens exuberantes. Um passeio de 4 a 5 horas de duração que inclui visitas ao Antiquário Museu da Estância, Rota dos Mirantes, Café com Mistura e o Santuário Nossa Senhora Aparecida de Vila Brocca.
”Biketour Caminho dos Mirantes & Antiquário Museu da Estância” – Passeio de cicloturismo com visita a propriedades rurais passando pela Rota dos Mirantes, Antiquário Museu da Estância, com partida e chegada na Pousada Refúgio do campanário e tempo de duração entre cinco e seis horas de duração.
Durante o Lançamento foi apresentado um vídeo institucional dos roteiros e houve o pronunciamento do Prefeito Dirceu Gonçalves Selau que salientou o excelente trabalho realizado no município visando o desenvolvimento do turismo e sua consolidação como atividade econômica. O Prefeito também agradeceu a Direção Estadual da Emater/RS -Ascar pela cedência do espaço e convidou a todos para participarem de 14 a 16 de junho de 2019 da 11ª edição da Festa Municipal da Banana ressaltando que Mampituba é o maior produtor de banana orgânica do estado do Rio Grande do Sul.
O Diretor do Depto de Turismo João Ferreira em sua fala destacou outros projetos em andamento no município visando o desenvolvimento do turismo, ressaltando o projeto ”Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul” e o ”Roteiro Caminho dos Vales e das Águas” que será lançado em breve com a participação de nove municípios do Litoral Norte Gaúcho. O encontro foi encerrado com delicioso Café Colonial disponibilizado pelo Conselho Municipal de Turismo de Mampituba (COMTUR).
Durante toda a quarta feira o Turismo Rural de Mampituba também esteve presente num estande cedido pela Emater em localização privilegiada no Interior do Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos mais movimentados da exposição. Ao longo do dia além da exposição de banners e distribuição de material impresso com o potencial turístico de Mampituba, os visitantes também foram agraciados com a degustação de banana orgânica e com a execução de muita música ao vivo com a dupla de gaiteiros ”Vílson & Juninho Nascimento.”
Na última quinta-feira, 30 de agosto, o prefeito Carlos Souza apresentou o Projeto Geoparque Cânions do Sul na Expointer, em Esteio, na condição de presidente do Consórcio que reúne os sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina envolvidos na iniciativa. A feira é considerada um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina.
O Projeto foi apresentado a lideranças do Turismo de todo o Estado, a convite da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul é formado pelos municípios de Torres, Cambará do Sul, Mampituba, no Rio Grande do Sul, e Praia Grande, Morro Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado, em Santa Catarina. O prefeito explanou sobre temas como a importância do projeto para o desenvolvimento turístico e econômico e demonstrou os avanços na mobilização para que a região seja reconhecida como um Geoparque Mundial da Unesco, pela relevância do patrimônio geológico e cultural deste território. Acompanharam o prefeito no evento, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Alexandre Porcatt, e a diretora-executiva do Projeto Geoparque, Edinéia Pallú.

Torres também terá seu letreiro.
A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Torres (Actor) está doando a Torres o primeiro letreiro com o nome da cidade. Este será colocado na Prainha, sendo uma obra importante para o turismo e que vai valorizar, ainda mais a orla da Mais Bela. Uma das preocupações da Actor é manter a qualidade do ambiente de praia e provocar a visitação dos turistas em todas as épocas do ano. O letreiro será de concreto armado, medindo 1,5m de altura, sendo que as devidas licenças ambientais, já foram expedidas, conforme projeto apresentado pela Secretaria do Planejamento no ano passado. “Os letreiros são atrativos turísticos utilizados no mundo todo, para a promoção e divulgação dos lugares, pois acabam se constituindo em um dos principais pontos para fotos, para aqueles que nos visitam ou mesmo para os que aqui residem”, explicou o Presidente Eraclídes Maggi.
Fonte: Jornal do Mar
Apesar do mau tempo, a 16ª edição da tradicional Festa do Pescador foi um sucesso, atraindo milhares de pessoas, durante os cinco dias de evento.
Os visitantes da Festa contaram com diversas atrações, para todos os públicos. Para os amantes de esportes, a diversão ficou por conta do campeonato Vida Marinha Surf; voo de paramotor; campeonato de futsal; campeonato de bocha; jiu-jitsu; pesca; motocross; trilha de jipeiros; futevôlei; tiro ao alvo e uma super novidade: a 1ª Remada do Pescador, a qual atraiu quarenta e oito participantes, entre stand up e caiaque, na Pousada da Lagoa. Outra novidade que atraiu bastante público foi o Rodeio de Tarrafa, onde os participantes abriam suas tarrafas no solo e a que ficasse melhor estendida, vencia a competição.
Para àqueles que são adeptos à tecnologia, havia atrações como o primeiro Campeonato de League of Legends de Arroio do Sal, onde as equipes vencedoras foram: em primeiro lugar, Zaun Engineers, de Torres; em segundo lugar, wantedPlayers, de Arroio do Sal; em terceiro lugar, Sky Full, de Terra de Areia. A Festa também contou com um equipamento de realidade virtual, o qual reuniu muitas pessoas.
Para embalar os dias de Festa, a animação ficou a cargo dos shows de Dani e Tomás, Timbre Gaúcho, Wallace e Mateus, Loka Mania, Maskavo, André e Felipe, Edu e Renan, David e Gusttavo, Papas da Língua, Tipo Safado, Paulinho Mixaria, Barbarella e o clássico Festival Pescador de Talentos, com apresentação de Misael Monteiro.
Além das atrações de entretenimento, também ocorreu a inauguração do Procon Municipal e do FGTAS/SINE. Demais atrações como palestras, oficinas, fóruns, feiras e apresentações fizeram parte deste grande evento, mas a estrela principal, como sempre, foi a famosa tainha assada na brasa, servida em todos os restaurantes participantes.
A equipe da Secretaria de Turismo e da Administração Municipal já se prepara para a próxima edição, sempre buscando um evento que atenda a todos os públicos.
Entenda a importância do segundo acesso ao Parque Estadual da Guarita
Em breve, devem iniciar as obras do pórtico do Parque Estadual da Guarita, atendendo uma antiga necessidade do local. A obra que está licenciada e licitada, vai durar cerca de três meses e para o Parque não ficar fechado durante as obras do pórtico, um segundo acesso precisa ser construído. A criação do novo acesso vai começar nos próximos dias, pois deve estar concluído antes da construção do pórtico. A partir da conclusão do novo pórtico, a entrada do Parque da Guarita continuará pela Avenida Caxias do Sul e a saída vai se dar pela nova via. O propósito das obras é de oferecer maior fluidez ao Parque e evitar congestionamentos no acesso.
Benefícios do segundo acesso / nova saída da Guarita
A iniciativa atenderá várias demandas da população, trazendo muitos benefícios. O principal deles é desafogar o trânsito da Avenida Caxias do Sul, devido ao grande fluxo de ônibus, dindinho, carros e van, com a entrada e saída no mesmo local, e ainda trará maior fluidez para o trânsito no Parque, principalmente em caso de algum sinistro. Tudo isto sem provocar danos ao meio ambiente.
A obra
O segundo acesso ao Parque da Guarita será construído no final da área do estacionamento, num espaço onde já tem um uso informal da população e que praticamente não provocará impacto ambiental. A obra já está devidamente licenciada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e autorizada pelo Governo do Estado. A entrada / saída será na Rua Alfiero Zanardi, próximo à Rua Recife, em uma via sinuosa com cerca de 100 metros. A via será construída de forma sinuosa para respeitar o ambiente local. As poucas árvores que precisarem de remoção, vão ser transplantadas no Parque.
Serão pavimentados cerca de 600 metros quadrados incluindo pista de rolamento, meio-fio e área de passeio. Pedras de PAVS de dez centímetros vão ser empregadas na pavimentação. O segundo acesso foi planejado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Cidadã e será construído pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Vários laudos técnicos foram elaborados para a concretização destas obras, como o estudo geológico, agronômico, entre outros. Com estas iniciativas, o Parque Estadual do Guarita, um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Sul e coração de Torres, ficará melhor. Com o novo pórtico, o Parque terá uma bilheteria eletrônica que repercutirá numa maior infraestrutura para o local. Com recursos, o espaço deverá ser revitalizado. A Prefeitura já tem projeto pronto para recuperar a ciclovia do Parque, incluindo a implantação de luminárias ao seu redor.
Um trabalho de União e Parceria entre nove municípios do Litoral Norte (Torres, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Itati e Arroio do Sal) para organização de um Roteiro Turístico, encontra-se em fase de apresentação às comunidades e preparação para um seminário estadual visando o lançamento oficial do Roteiro Caminhos dos Vales e das Águas.
Após os inventários turísticos elaborados pelas equipes dos nove municípios, várias equipes estão desenvolvendo atividades com o objetivo de agrupar em materiais de divulgação (folders, fleyers, site), as nossas belezas naturais associadas a gastronomia, cultura, religiosidade, aventura, ecologia, esporte e lazer.
Um grupo de turismólogos elaborou o projeto técnico com informações para captação de recursos; um grupo de trabalho está tratando dos projetos de ancoradouros, licenciamentos e registros em órgãos estaduais, federais e municipais, para viabilizar a travessia de barcos e o esporte nautico na Lagoa Itapeva; está sendo providenciada a criação de uma empresa pública para gerenciar o roteiro turístico; estão sendo ministrados cursos sobre turismo pelo SENAR; a SEMA-APA Rota do Sol está demarcando e realizando oficinas de trilhas, no padrão internacional; profissionais da área de fotos/vídeos e empresa de marketing estão elaborando os materiais de divulgação.
Nos dias 3 e 5 de julho ocorreram as apresentações dos roteiros aos munícipes de Dom Pedro de Alcântara, Três Forquilhas e Três Cachoeiras. Os demais municípios estão organizando suas atividades turísticas para conhecimento de suas populações. Todos os municípios criaram estruturas de turismo (Departamento, Secretaria) juntamente com o Conselho Municipal e Fundo Municipal de Turismo.
É muito grande a expectativa da população desses municípios com relação a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para a região, com geração de renda e emprego. Nas próximas semanas ocorrerá o lançamento oficial do roteiro para todo o estado.

A Prefeitura de Torres e a Air Show anunciam que o 31º Festival Internacional de Balonismo será realizado entre os dias 1º e 05 de maio de 2019, no Parque Odilo Webber Rodrigues. A data foi alterada em relação à divulgada anteriormente com o objetivo de possibilitar melhor logística para os pilotos.
Os organizadores já estão trabalhando no planejamento do evento para garantir o sucesso de mais uma edição do Festival, que vem crescendo e conquistando maior público a cada ano.
Entre os dias 20 e 22 de junho, Torres participou do 13º Festival das Cataratas realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, evento que superou as expectativas de seus organizadores. Fechou a edição com bons resultados e contou com a participação de 8430 pessoas. Muitos desses participantes estiveram nas 52 caravanas do evento, sendo 45 nacionais e sete internacionais e circularam pelos eventos paralelos e complementares do Festival. Torres esteve representada pelo secretário de Turismo, Alexandre Porcatt, a diretora de Cultura, Maria do Carmo Conforti Rodrigues, e o diretor de eventos, Denver Reginato.
De acordo com o secretário, a atividade foi bastante produtiva para o município, pois
Torres foi apresentada para muitas operadoras de turismo e agentes de viagens, sendo inclusive iniciada a negociação para a realização de um Famtour de agentes na cidade. Neste evento, o destino Torres será apresentado com detalhes de informações aos profissionais. Entre outros representantes da cidade, se encontrava a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Ivone Ferraz.
Na Feira de Turismo e Negócios, em 231 estandes montados no Rafain Palace Hotel & Convention, 1092 marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos da América do Sul, África e Ásia. Para dar visibilidade para tudo isso, 218 jornalistas da imprensa especializada em turismo estiveram no evento, provenientes de todo o Brasil, além de Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Líbano, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Nepal.
Na edição anterior do Festival das Cataratas, que é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, a servidora Maria do Carmo Conforti Rodrigues foi premiada com um trabalho numa atividade paralela ao Festival, o Fórum Internacional de Turismo. Com o artigo “O turismo sob a ótica da legislação municipal”, onde foi contemplada com a participação no livro com tema Cidades Criativas. Este ano houve a entrega de exemplares a quatro artigos participantes, sendo que o exemplar de Maria do Carmo foi entregue pelo dr James Kennell, professor da Universidade Greenwich, Reino Unido.
