AO VIVO
AO VIVO
Home TURISMO Caminhos dos Cânions do Sul receberá título de Geoparque Mundial da UNESCO no dia 21 de abril

Caminhos dos Cânions do Sul receberá título de Geoparque Mundial da UNESCO no dia 21 de abril

por Maria Stolting
A+A-
Reset

No próximo dia 21 de abril, será realizada em Torres, cerimônia para o recebimento da chancela da Unesco. O evento vai ocorrer às 8h30min no auditório do Hotel A Furninha. Recentemente, a Unesco enviou atualizações sobre o processo de chancela, convidando o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul a se preparar para participação do evento digital de boas-vindas aos novos Geoparques Mundiais que acontecerá nesta data.

O anúncio foi do presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Torres, Carlos Souza, no dia 24 de março, durante a abertura da Assembleia de Verão da Famurs.

O evento de boas-vindas organizado pela UNESCO simboliza a entrega do selo que classifica a região como um destino de interesse internacional, inserindo os Caminhos dos Cânions do Sul na Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network). Tal título amplia as oportunidades de promoção do turismo no Sul do Brasil e projeta o território como bom exemplo de gestão com foco no desenvolvimento econômico sustentável.

Em novembro de 2021, o Geoparque recebeu avaliadores representantes da UNESCO que percorreram todos os municípios do território e estiveram em contato com representantes das comunidades, lideranças públicas, equipe técnica e pesquisadores. O relatório produzido pelos avaliadores foi positivo e recomendou o reconhecimento do território como um Geoparque Mundial. Fazem parte do Geoparque, os municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina.

O evento do dia 21 de abril será fechado, participarão exclusivamente os prefeitos do Consórcio, equipe técnica e os membros do comitê científico.

Atualmente, existem 169 Geoparques no mundo em 44 países. No Brasil, apenas um reconhecido até o momento: o Geoparque Araripe, no Ceará. O território dos Caminhos dos Cânions do Sul pode ser classificado como o segundo geoparque brasileiro, junto com o Geoparque Seridó, do Rio Grande do Norte, que também recebeu a missão de avaliação no passado e aguarda a chancela.

Fonte: Ascom PMT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing