Centenas de milhares de pessoas foram afetadas pela passagem do ciclone Idai que devastou territórios inteiros na África do Sul, no último dia 14 de março. Moçambique, Zimbaué e Maláui foram os países mais atingidos pela catástrofe que já é a pior da história enfrentada pela população destes países. Até o momento, pelo menos 656 perderam a vida, mas estima-se que esse número possa passar de mil. No cenário urgente de ajuda humanitária, cerca de um milhão e meio de pessoas estão desalojadas.
Para organizar a solidariedade brasileira com as populações atingidas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançam a campanha SOS África: Moçambique, Zimbabué e Maláui.
Os recursos arrecadados serão utilizados para ações de socorro imediato, água potável, alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene, remédios, primeiros socorros e tendas, que serão coordenadas pela Cáritas Internacional, um organismo da Santa Sé. Com a solidariedade de cada pessoa, a Cáritas Internacional quer ainda ajudar na reconstrução de moradias e meios de vida das populações afetadas nos três países.
O SOS África: Moçambique, Zimbabué e Maláui conclama a sociedade brasileira, as dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e solidariedade em favor das pessoas atingidas por esta tragédia.
Três contas bancárias que são geridas pela Cáritas Brasileira estão disponíveis para doações. Favorecido Cáritas Brasileira CNPJ 33.654.419/0001-16
Banco do Brasil Caixa Econômica Federal Banco Santander
Agência: 0452-9 Agência: 1041 Agência: 3100
Conta corrente: 49.667-7 Operação 003 Conta corrente: 12.061645-0
Conta corrente: 432203
“Que o Deus da vida e da ternura derrame suas bênçãos sobre cada pessoa e comunidade pela colaboração e gesto amoroso, em favor das famílias de Moçambique, Zimbábue e Maláui”. Diz um trecho da carta assinada pelas presidências da CNBB e da Cáritas Brasileira, enviada para todas as paróquias do Brasil.
Serviço: Lançamento campanha SOS África: Moçambique, Zimbabué e Maláui
Data: 25 de abril de 2019.
Outras informações: Jucelene Rocha e-mail [email protected] – Tel e Whatsapp (11) 98694-1616 ou
Osnilda Lima e-mail [email protected] – Telefone e Whatsapp (61) 98366-1235
Fonte: Diocese de Osório / CNBB
DIOCESE DE OSÓRIO
21 de março é declarado o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Na quinta-feira, 21 de março, celebra-se mundialmente a luta contra o Racismo, dia em que ficou conhecido como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data criada em 1992, recorda o brutal massacre de 68 negros sul-africanos, ocorrido em Shaperville em 1960 durante um protesto contra a “Lei do Passe” que proibia a livre circulação dos negros no país. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data.Racismo no Brasil – Alguns números explicam como o racismo ainda continua arraigado na sociedade brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os negros ganham 59,2% do rendimento dos brancos ou seja, eles recebem perto da metade dos ordenados dos brancos; 10% dos personagens das novelas da TV Globo entre 1995 e 2014 foram classificados como negros em levantamento da Universidade Estadual do Rio. Entre os protagonistas, apenas 5% são negros; 0,9% dos médicos formados em 2015 no Estado de São Paulo são pretos, segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado. Já os diplomados brancos foram 85% no ano passado, sendo que eles representam 63% dos moradores paulistas.
Secretárias paroquiais da Diocese de Osório participam do 4º CONASPAR em Aparecida
O 4º Congresso Nacional de Secretários Paroquiais – CONASPAR, teve início na manhã de terça-feira, 19, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida – SP.
De acordo com os organizadores do evento, “pensando na importante função da secretaria paroquial dentro da Igreja, como espaço responsável pela organização da paróquia e de contato direto com os católicos, o CONASPAR é um congresso de treinamento técnico e motivacional para os profissionais no seu dia a dia de trabalho, afinal, a vida da Igreja passa pela Secretaria Paroquial e deve ser vista com atenção.”.
O Evento tem por objetivo desenvolver e aprimorar questões relacionadas ao dia-a-dia das secretarias e alinhá-los às questões administrativas e financeiras, com base na gestão eclesial completa, focada na excelência do atendimento acolhedor, considerando também os aspectos fiscal, contábil, jurídico e administrativo-eclesial.
O congresso traz, ainda, informações e tendências sobre o mercado de secretarias profissionais, além de promover o encontro de profissionais da mesma área para troca de experiências. Para tudo isso, contamos com a experiência e o conhecimento de grandes profissionais e especialistas que trazem novidades do setor.
O CONASPAR visa não somente formar secretários para o bom auxilio paroquial, mas também capacitá-los para que sejam evangelizadores e levem a luz de Deus para que seja propagada em sua comunidade. Com esse olhar, padre Everson Prado, da diocese de São Carlos – SP, abençoou o congresso para que sobre a luz do Espírito Santo, os congressistas saiam motivados a propagar no ambiente paroquial todo o conteúdo adquirido no congresso.
Da Diocese de Osório participam as secretárias da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Capão da Canoa), Josiane Ribeiro, a secretária da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio (Osório), Elisandra Anflor, e a secretária da Paróquia São José (Três Cachoeiras), Gabriela Selau.
O congresso acontecerá até sexta-feira, 22, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Fonte: Catholicus
“Vocacionalizar e servir” foi tema da reunião das Equipes Vocacionais Paroquiais em Osório
As equipes paroquiais de Animação Vocacional reuniram-se no último sábado, 16, em Osório, para retomar as atividades de 2019. Além de um aprofundamento sobre cultura vocacional, foram sinalizadas várias ações para este ano.
Em sintonia com as preparações para o Congresso Nacional Vocacional, em Aparecida-SP, que acontecerá em setembro deste ano, e a preparação para as ordenações presbiterais, jubileus e votos que acontecerão na Diocese de Osório.
Confirmou-se a coordenação diocesana para o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e projetou-se vários desafios para as paróquias e áreas pastorais, um deles será duas celebrações de escuta vocacional, a confirmar em Santo Antônio da Patrulha e Torres. A formação e o acompanhamento dos grupos de SAV nas paróquias serão prioridade para a coordenação.
Esta formação contou com a assessoria do seminarista Ederson Oliveira e Irmã Marinês – IENS, com a oração inicial feita pela equipe de Xangri-Lá e a animação pela equipe de Maquiné. A motivação inicial feita pelo bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, e a reunião coordenada pelo responsável da SAV diocesana, Pe. Rodrigo Schüler de Souza.
Colaboração: Serviço de Animação Vocacional
Conecta: encontro reunirá representantes de Grupos de Jovens Paroquiais
Durante a Romaria Nacional da Juventude, no dia 27 de abril, em Aparecida (SP), a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o Conecta, o Encontro Nacional de Grupos de Jovens Paroquiais.
Esta é a terceira edição do encontro reúne adultos e lideranças juvenis dos Grupos de Jovens Paroquiais. “Dentre tantos motivos que temos para a realização deste momento especial, queremos tornar ainda mais visível a força da evangelização dos Grupos Jovens Paroquiais que desenvolvem um trabalho importante na evangelização da juventude no Brasil, além do fortalecimento da unidade das expressões que nos faz ser cada vez mais Igreja”, declarou o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso, na carta convite para o evento.
Uma das atividades do Conecta 2019, será a finalização do Regimento para os Grupos de Jovens Paroquiais do Brasil, que apresentará normas e procedimentos para estas expressões juvenis seguirem nos seus projetos de evangelização. Também neste encontro, serão indicados pelos participantes, dois jovens para representar os Grupos de Jovens Paroquiais na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil.
Fonte: CNBB
O Informativo Diocesano Março/Abril 2019 já está disponível nas paróquias e comunidades da Diocese de Osório
Nesta edição, o nosso bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl, aborda em seu artigo a preparação para a Páscoa 2019.
No artigo formativo, página 2, o Diácono Antônio Heliton Alves aprofunda o tema da Campanha da Fraternidade 2019, que tem por tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema, “Serás Libertado pelo direito e pela justiça (Is. 1, 27).
E a realização da Missa do Crisma ou “Missa dos Santos Óleos”, que ocorrerá na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório, no dia 17 de abril, quarta-feira, às 19h30min.
Na contra-capa irás conhecer a atuação da Pastoral Carcerária na Diocese. Trabalho pastoral inspirado na Justiça que Jesus ensina.
➡ Você encontra também a agenda diocesana para MARÇO e ABRIL.
O Informativo Diocesano pode ser retirado nas secretarias paroquiais e, também, nas celebrações eucarísticas de todas as comunidades.
Sugerimos também que você utilize o Informativo nas visitas às famílias e nas reuniões da sua Pastoral ou Movimento.
>> Você também pode acessar a versão digital em http://bit.ly/2TMLMX6
Fonte: Diocese de Osório
De 6 de março a 14 de abril é vivido o período da Quaresma, preparação para a Páscoa, a festa da ressurreição de Cristo. Durante o período de 40 dias que antecede a Paixão de Jesus, o cristão é chamado a voltar-se para Deus, de modo especial pelo jejum, pela oração e pela esmola.
Para auxiliar na vivência deste período, o Regional Sul 3 da CNBB elaborou o subsídio de Páscoa, distribuído para as paróquias das 18 arqui/dioceses gaúchas. O kit é produzido com roteiros para encontros entre os que desejarem se preparar mais intensamente para a Páscoa 2019.
Neste subsídio também se reflete sobre a Campanha da Fraternidade de 2019 que tem como tema: “Fraternidade e políticas públicas” e o lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça. (Is 1,27). Você pode adquirir o roteiro na secretaria da sua paróquia.
Fonte: Diocese de Osório
Documentário especial produzido pela CNBB aborda o processo das políticas públicas
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um documentário sobre a CF 2019 que explica o processo e o ciclo das políticas e apresenta experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas que tanto necessitam.
De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, somos todos convidados a refletir, participar, rezar a realidade do nosso país para que assim nós ajudemos a ter um Brasil mais justo, mais fraterno baseado no direito e na justiça.
O documentário foi veiculado nas principais emissoras de TVs de inspiração católica do país. O material que tem 11 minutos de duração traz ainda depoimentos de especialistas e lideranças religiosas que trabalham na construção das políticas públicas e mostra a realidade de comunidades que são beneficiadas com essas ações.
Acesse o vídeo no site www.diocesedeosorio.org.
Fonte: Diocese de Osório
Papa Francisco envia mensagem à Igreja no Brasil sobre a campanha da Fraternidade
Na cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade realizada na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ontem, quarta-feira, 6, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner leu a mensagem que o papa Francisco enviou especialmente para a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. No documento, o papa convidou os cristãos a se preparar para a vitória de Jesus Cristo por meio de práticas penitenciais de jejum, da esmola e da oração. O papa citou a Campanha da Fraternidade, proposta pela Igreja no Brasil durante o período da Quaresma, como um “caminho pessoal e comunitário em direção à Páscoa de Cristo”.Para o papa Francisco os cristãos devem buscar a participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo, que permita a construção de uma cultura fraterna baseada no direito e na justiça.
Fonte: Diocese de Osório
Igreja Católica no Brasil lança nessa quarta-feira de Cinzas a Campanha da Fraternidade 2019
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente na quarta-feira de cinzas, 6/3, a Campanha da Fraternidade (CF) 2019 com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), por meio de diversas iniciativas nas Dioceses de todo o país.
Nesta Campanha, a ser desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.
Além disso, a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.
Fonte: Diocese de Osório / CNBB
