Policiais militares apreenderam mais de oito quilos de maconha, cocaína e crack, na noite dessa quarta-feira (22), na Barra, em Tramandaí. A droga foi encontrada no quarto de uma pousada na Rua Plácido de Castro. A Brigada Militar (BM) localizou o depósito após a prisão de dois integrantes de uma facção criminosa em Cidreira.
A maior quantidade é de maconha: 10 tijolos pesando 6,6 kg e mais aproximadamente 300 gramas em porções. Os PMs apreenderam ainda 1,2 Kg de cocaína, sendo parte em 254 pinos já prontos para venda, e 270 gramas de crack, divididos em mais de 230 pedras.
Os traficantes também tinham armas. Foram recolhidos um revólver 32 e uma pistola .380, além de 25 munições calibre 38 e 43 calibre .380. De acordo com a BM, a dupla seria responsável pela distribuição de drogas para uma facção criminosa em pontos de tráfico de Tramandaí e Cidreira.
Os dois traficantes haviam sido presos, pouco antes, na Rua Fausto Borba Prates, no Centro de Cidreira, em um carro com placas de Sapiranga. A BM abordou o veículo depois de receber denúncias anônimas. No momento, eles estavam com 119 pedras de crack, 17 pinos de cocaína, munições calibre 9 milímetros e dinheiro.
Fonte: Litoral na Rede
SEGURANÇA
Diante do atual cenário referente à violência doméstica em Araranguá – um dos indicadores mais críticos dentre todas as ocorrências atendidas na cidade e região – que o 19º BPM, lançou nesta segunda-feira, dia 20, no Fórum de Araranguá, a “Rede Catarina de Proteção à Mulher”. O programa que objetiva direcionar esforços por parte da Corporação no combate e prevenção à violência doméstica contra as mulheres, teve início ainda hoje.
Nos últimos 12 meses mais de 40 mil mulheres foram vítimas de violência em Santa Catarina; em 2017 a Polícia Militar registrou 157 atendimentos na Comarca de Araranguá, número superior ao registrado em Criciúma.
Para o Tenente-Coronel Maike Adriano Valgas, Comandante do 19º BPM, o programa é de fato, necessário, dando atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “A Polícia Militar sempre faz os atendimentos de emergência nos casos de ocorrências em geral e a violência doméstica. Mas agora, estamos apresentando muito mais do que um atendimento emergencial, vamos fazer o atendimento preventivo”, declarou o comandante.
Durante a apresentação do programa, também foi falado que será instituído uma guarnição específica da Polícia Militar, denominada de “Patrulha Maria da Penha”, para qualificar o atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “”A Patrulha Maria da Penha” será composta por no mínimo dois policiais militares, sendo um deles, necessariamente, do sexo feminino. O atendimento emergencial continuará da mesma forma que está sendo feito hoje, através do telefone 190. O diferencial entretanto, é o atendimento preventivo. Toda mulher vítima de violência doméstica que tiver a medida protetiva deferida, nós passaremos a ter contato com ela, faremos um agendamento de um local e um horário para que receba a visita da guarnição da “Patrulha Maria da Penha” e essa guarnição fará o atendimento, colhendo e prestando informações, e desse atendimento, será feito um relatório o qual será enviado ao Ministério Público e Poder Judiciário. Quando interligado com outras questões, Conselhos Tutelares e Assistentes Sociais dos municípios, também poderão ter acesso a estes relatórios, para que façam o encaminhamento dentro de suas áreas de atuação”, ponderou o Coronel.
Participaram do lançamento o Presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso; Policiais Militares; Prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, o Promotor de Justiça, Dr. Gabriel Ricardo Zanon Meyer; o Presidente da OAB Subseção Araranguá e Presidente do Fórum de Segurança Pública, Laércio Machado Júnior; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Araranguá, Aline Machado e a Juíza da 1ª Vara Criminal de Araranguá, Letícia Pavei Cachoeira, que parabenizou a Polícia Militar pela iniciativa de implantação do programa.
“É um projeto de extrema importância. A rede vem para acompanhar o andamento das medidas protetivas. É mais um passo para na nossa comarca no combate à violência doméstica. Não adianta apenas dar a medida protetiva, sem um acompanhamento futuro”, asseverou a juíza.
Já o Presidente da OAB de Araranguá destacou que a entidade dará o suporte necessário. “É de total interesse da OAB de Araranguá contribuir com este projeto inovador na região. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Araranguá, está à disposição de todos os órgãos de segurança pública e entidades integrantes do projeto”, esclareceu Laércio.
Violência doméstica e familiar
Configura-se violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, ocorrida no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; assim como, no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa, bem como em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação. As relações pessoais elencadas independem de orientação sexual.
Fonte: W3 Revista
Polícia Militar prende em flagrante acusado de estupro em Praia Grande
Na manhã do último domingo, 12, a Polícia Militar (PM) de Praia Grande/SC prendeu em flagrante um homem de 31 anos, acusado de estupro. O crime teria ocorrido ainda durante a madrugada de domingo, no interior do veículo do mesmo.
Segundo informações da PM, a vítima foi uma adolescente de 15 anos que foi violentada pelo acusado, quando retornava de uma festa na carona com o acusado. O homem deu carona para a adolescente e um rapaz maior de idade, deixando o jovem em casa primeiro. Depois, sozinho com a menina, parou o carro em um local ermo, como se tivesse dado uma pane no automóvel e agredindo a jovem cometeu o estupro.
Desesperada, a adolescente conseguiu sair do carro e correr até a casa do rapaz, que havia sido deixado momentos antes. Bastante machucada ela foi encaminhada para a delegacia de polícia e, posteriormente, ao hospital.
Assim que comunicada do crime, a PM de Praia Grande com o apoio da guarnição de São João do Sul localizaram e prenderam o homem em sua casa, em Praia Grande. O veículo usado para a prática do abuso foi apreendido e passará por perícia.
Conforme a polícia, o homem tem passagens policiais por tráfico de drogas, furto, roubo e estupro de vulnerável.
Fonte: W3 Revista
Mulher de 69 anos perde R$ 10 mil no conto do bilhete premiado em Torres
Uma mulher de 69 anos foi vítima do golpe do bilhete premiado em Torres na segunda-feira, 6 de agosto. Conforme informações do delegado de Polícia Civil de Torres, Juliano Aguiar, em entrevista para a unidade móvel da Rádio Maristela, a ocorrência foi realizada somente uma semana depois, o que pode permitir que mais pessoas caiam no golpe.
A vítima foi abordada na Rua Silva Jardim, próximo ao Banrisul, no Centro, por estelionatários com a história que continham um bilhete premiado de R$ 10 mil, mas que venderiam por R$ 5 mil pois precisavam do valor com urgência. Nesse momento chega mais um integrante da equipe de falsários oferecendo uma oferta maior afirmando que o bilhete valia cerca de R$ 2 milhões, levando a vítima a decidir pela compra da ilusão de ganhar uma bolada.
A vítima sacou R$ 5 mil reais em Torres e se deslocou com os farsantes até o município de Três Cachoeiras para sacar mais R$ 5 mil reais, totalizando o pagamento de R$ 10 mil pelo suposto bilhete premiado. “Os golpistas com o dinheiro em mãos disseram que fariam um lanche e sumiram das vistas da vítima”, explicou o delegado.
De acordo com o delegado Juliano, “geralmente os golpistas abordam pessoas idosas, mas também pessoas de diferentes idades e escolaridade avançada já caíram nesse tipo de conto. Ainda assim, prevalece os casos com idosos, especialmente, nas proximidades de agências bancárias, facilitando o saque do valor pela vítima.
Também é comum os farsantes permanecerem na cidade ou região por um longo período para vitimar o maior número de pessoas possível, nesse caso registar a ocorrência com agilidade facilita para que se possa orientar a população sobre o caso e investigar para a prisão efetiva dos criminosos.
Mediante atitudes ou abordagens suspeitas denuncie imediatamente se dirigindo até a delegacia de Policia Civil na R. Manoel de Matos Pereira, 138 – Centro (51-3664-1282) ou à Brigada Militar na Av. Castelo Branco, 1579 – Centro (51-3664-4059) ou pelo 190.
Uma estudante de 15 anos foi esfaqueada quando saia da escola, na tarde dessa quarta-feira (08), em Balneário Pinhal. A Polícia foi chamada e localizou a garota de 12 anos acusada de cometer o delito. Ela foi apreendida em flagrante. Os policiais também localizaram a faca utilizada.
O caso ocorreu na Escola Municipal José Antônio da Silva. A jovem ferida foi encaminhada para atendimento médico. As buscas à menor agressora foram realizadas pela equipe da Delegacia de Polícia do Município com apoio da Brigada Militar.
O delegado Alexandre Souza informou que as duas meninas eram estudantes do colégio. “De acordo com testemunhas, o fato foi motivado por desavenças entre as adolescentes” disse Souza. Segundo ele, a garota de 12 anos foi apreendida por ato infracional análogo ao crime de homicídio.
Fonte: Litoral na Rede
A Brigada Militar ( BM ) prendeu dois homens por porte ilegal de arma, na madrugada desta quinta-feira (09), em Torres. As prisões foram realizadas por volta de 1h30 nos bairros São João e Dunas, após a abordagem de um veículo suspeito.
Dois revólveres calibre 38 foram apreendidos. O primeiro estava no carro parado pelos policiais na Rua Domingos Manuel de Matos, no bairro São João. A arma era furtada e estava com cinco munições. O motorista do automóvel foi detido.
Na residência do preso, no bairro Dunas, a BM percebeu movimentação suspeita e abordou outro homem que estava armado com o outro revólver, também com cinco munições. Os dois foram apresentados na Delegacia de Torres para o registro do flagrante.
Fonte: Litoral na Rede
A Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram, na manhã desta quarta-feira (08), a Operação Retomada 2, para coibir a ação de criminosos na invasão de Rainha do Mar, no município de Xangri-lá. Trinta policiais cumpriram 10 mandados judiciais de busca e apreensão e um de internação provisória de um adolescente infrator.
O menor que era procurado pela Polícia e um maior de idade foram detidos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Nas ações, os agentes apreenderam um revólver calibre 38 com munições e porções de maconha embaladas prontas para a venda.
A investigação sobre o tráfico de drogas na invasão foi coordenada pelo delegado Roland e a equipe da Delegacia de Polícia de Xangri-lá. O menor deve ser encaminhado à Fase e o maior ao sistema prisional.
Fonte: Litoral na Rede
Na noite da última sexta-feira (03) houve um roubo a mão armada em posto de combustíveis no município de Arroio do Sal. Os policiais militares de Torres efetuaram averiguações na praia de Itapeva e encontraram os autores do crime. Os mesmos estavam com os objetos furtados, no entanto já haviam dispensado a arma de fogo utilizada no crime.
Conforme informações policiais, os presos são suspeitos de terem cometido outros crimes de roubo a comércio na região, dentre eles, na lancheria-101, na Vila São João, em Torres, e no posto de combustíveis de Dom Pedro de Alcântara. Eles foram encaminhados ao sistema prisional.
Fonte: A Folha Torres
Traficantes usavam câmeras para monitorar aproximação da Polícia em Osório
Integrantes de uma organização criminosa foram alvos de uma operação conjunta entre a Polícia Civil (PC) e a Brigada Militar (BM), na manhã desta quinta-feira (02), em Osório.
Segundo a BM, em uma residência, os traficantes instalaram até câmeras de segurança para monitorar a presença da polícia, de moradores e de outras facções. A ação ocorreu em residências utilizadas pelos criminosos e localizadas na ruas Ildefonso Simões Lopes, Albatroz, Francisco de Moraes e na Major João Marques; nos bairros Albatroz, Capão da Areia, Panorâmico e no Centro do município, após a justiça autorizar e decretar através de mandados de busca e apreensão e de prisão.
Três homens e uma mulher foram presos e levados para a delegacia. De acordo com a BM, câmeras de segurança, rádio comunicador, celulares, munições, drogas e armas foram apreendidas.
Fonte: Litoral na Rede
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um foragido da Justiça, ontem, quarta-feira, 1, na BR-101, em Osório. O homem estava em um ônibus de turismo, que seguia em direção a São Paulo, abordado pelos policiais.
O passageiro do coletivo de 62 anos foi condenado por tráfico de drogas em 2016 e ainda não havia sido localizado pelas autoridades. De acordo com a PRF, a pena é de seis anos de detenção em regime semiaberto.
Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Osório para o registro da prisão e seria encaminhado ao sistema penitenciário.
Fonte: Litoral na Rede
