AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Audiência Pública do Plano de Mobilidade Humana Sustentável será segunda-feira em Torres

Audiência Pública do Plano de Mobilidade Humana Sustentável será segunda-feira em Torres

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Ação deve reunir diferentes alas da sociedade para discutir o futuro do município

O auditório da Ulbra de Torres será o placo da Audiência Pública do Plano de Mobilidade Humana Sustentável do município na próxima segunda-feira, 22, às 19 horas.

O Plano de Mobilidade é uma das diversas ferramentas temáticas de planejamento existentes. Um plano diretor e tudo que o concebe pode ser dividido em sete áreas de planejamento: Ordenamento territorial, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão dos Recursos Hídricos, Gestão do Saneamento, Defesa Civil (que pode estar inserida em outros itens ou diluída), Habitação e Mobilidade Urbana. Esses pontos podem ser encontrados de outras formas e outras nomenclaturas. Importante sempre frisar que o plano de mobilidade é um dos estudos que deveriam anteceder o Plano Diretor.

O engenheiro de Torres, Juarez Calvi, um dos responsáveis pela elaboração do plano ressalta a importância da audiência pública, “ele (Plano de Mobilidade) tem caráter de lei, após aprovado. Por isso a importância de fazermos audiências públicas e expormos a metodologia, explicarmos à população os ‘porquês’.”

Calvi destaca ainda que projeto visa trazer objetivos claros, “é um grande projeto de arquitetura, engenharia e urbanismo, sem muitos detalhamentos. Ele foca em trazer objetivos claros e linhas gerais a serem seguidas nos projetos de menor escala”.

O Secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Mateus Jungles, explica a metodologia usada na elaboração do plano torrense, “para o nosso caso, em específico, foi utilizada a metodologia TOD (Transit Oriented Development). Traduzindo fica DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Trânsito Sustentável). O DOTS estabelece diretrizes para evitar o espraiamento urbano, economizar recursos na construção e manutenção de equipamentos públicos e infraestrutura, e aproximar as áreas de moradia das oportunidades de emprego por meio de incentivo ao uso misto do solo”.

Para Jungles, o projeto aborda a mobilidade sob diversos aspectos como caminhar, pedalar, conectar, transporte público, misturar, adensar, compactar e mudar, “buscamos transformar Torres, que é uma cidade voltada para o transporte individual, uma cidade ‘3D’ (Desconectada, Distante e Dispersa) em uma cidade ‘3C’ (Conectada, Compacta e Coordenada), dando prioridade para transportes ativos, e indo um pouco de encontro às ideias de urbanismo atuais, que criam vazios urbanos em locais com muita infraestrutura instalada”.

O Secretário destaca também o que de fato mudará na vida dos torrenses, “a criação de ciclovias, alteração no transporte coletivo, são alguns dos exemplos práticos do dia a dia, que vão mudar para melhorar a vida de quem mora e de quem circula por Torres”.

A primeira chamada para a Audiência Pública será às 19h e a segunda chamada às 19h30. Poderão participar dos debates públicos, as entidades governamentais, classistas, sindicais, setoriais, comunitárias e outras, devidamente instituídas e com domicílio no município de Torres, e que seus estatutos possuam fins sociais, educativos, culturais, comerciais, industriais, filantrópicos, além de qualquer cidadão desvinculado de entidades integradas da sociedade civil, apresentando, para tanto, certidão de quitação eleitoral e residência em Torres e que cumpriram o prazo de inscrição, que se encerrou na última sexta-feira, 19.

Confira os documentos da pauta da Audiência Pública do Plano de Mobilidade Humana Sustentável:

Foto: Marcio Torrez

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.